Confira dicas de viagem para os feriados

Pare de se lamentar. Sim, serão poucos os feriados para emendar em 2016 sendo a maior parte deles, concentrada no primeiro semestre.

Páscoa
PARAÍBA
De 24 a 27 de março
A pedra batizada de Dedo de Deus aponta para um litoral de águas verdes e areia dourada, iluminada por um sol que começa a brilhar às 5h todos os dias e antes de qualquer outro lugar no Brasil. Assim é a Paraíba.
Em março, as chuvas ainda dão um desconto e o calor é ideal para curtir a costa até a noite, quando turistas e moradores se misturam em caminhadas pela orla da Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Ali, onde se concentram os hotéis da capital, fica também o farol de onde se avista a Ponta do Seixas, extremo leste do país.
Alugue um carro (ou faça um tour de buggy) para percorrer o litoral sul, onde ficam as melhores praias. Comece na Barra do Gramame, onde rio e mar se encontram, passe pelas praias do Amor e do Coqueirinho até chegar a Tambaba, especial por ter uma parte destinada aos adeptos do naturismo e por estar pertinho de um restaurante com a mesma filosofia chamado Arca de Bilu.
Subindo em direção ao norte, a 18 quilômetros da capital, chega-se a Cabedelo, onde estão as praias Camboinha e do Jacaré. Essa última, alvo de polêmicas ao longo de 2015 por conta do fechamento de seus restaurantes. De cara nova, ainda conta com o seu principal atrativo: Jurandy do Sax, tocando o tradicional Bolero de Ravel ao pôr do sol.

Tiradentes
BUENOS AIRES
De 21 a 24 de abril
Buenos Aires se tornou destino certo para brasileiros em qualquer época do ano, ainda mais em tempos de dólar alto (e de peso argentino baixo). Mas não é apenas por ser mais em conta que a capital ganhou status de queridinha. Questões práticas como a proximidade, o espanhol falado em um tom familiar e os gostos parecidos, a começar pelo futebol, são coroadas por um clima de cidade descolada e clássica ao mesmo tempo.
Abril é um dos melhores meses para visitar a cidade. Além de ser baixa temporada, as paisagens de parques como os charmosos Bosques de Palermo ficam ainda mais atraentes no outono – leve uma capa de chuva para se proteger da garoa comum à época do ano.
Quatro dias é o ideal para se conhecer o básico de Buenos Aires ou aproveitar um possível retorno com mais calma. Dá até para fazer um bate-volta de barco de Puerto Madero à histórica Colônia, no Uruguai, ou assistir a uma partida do campeonato nacional de futebol, que em 2016 vai até julho e conta com 30 times – no estádio do Boca Juniors, no colorido e turístico bairro La Boca, a emoção é garantida.
Com transporte público fácil, combine caminhadas pelo centro, onde fica a histórica Plaza de Mayo e a Casa Rosada, sede do governo argentino – consulte a programação das visitas guiadas gratuitas em bit.ly/visitacasarosada -, e pelas ruas esverdeadas de Palermo, bairro nobre que abriga também o Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires; malba.org.ar), com exposições temporárias de alto nível e o nosso Abaporu, de Tarsila do Amaral.
Há ainda o Teatro Cólon, o Café Tortoni, os espetáculos de tango e a noite agitada da Avenida Corrientes, onde está escondido um pequeno museu dos Beatles. Tudo isso ainda pode ser combinado com a programação da cidade em abril, que receberá o Festival de Cinema Internacional (bit.ly/baficiba), a 42ª Feira Internacional do Livro (el-libro.org.ar) e a feira gastronômica Masticar. Mais: turismo.buenosaires. gob.ar/br.

Corpus Christi
Pirenópolis
De 26 a 29 de maio
A 2h30 de Brasília, Pirenópolis é boa pedida para curtir o feriado no centro do país. O carro alugado vai dar mais mobilidade nos deslocamentos (especialmente se quiser dar um pulo em Goiás Velho, terra de Cora Coralina, a 170 quilômetros de Pirenópolis), mas é possível ir de ônibus. A Viação Goianésia tem quatro saídas diárias da rodoviária de Brasília (R$ 24,52; viacaogoianesia.com.br).
Tombada pelo Iphan, ‘Piri’, como é chamada, tem um centro preservado, com casarões do século 18 margeando o Rio das Almas. Cruze e descruze a Ponte de Madeira e visite o Teatro Pirenópolis, de 1899. No feriado de Corpus Christi, a cidade ganha um tapete de serragem colorida por onde passa a procissão ao som dos sinos da Igreja Matriz. Para curtir a natureza e cachoeiras, siga para o Parque Estadual Serra dos Pireneus e para a reserva particular Vargem Grande.