Cinebiografia de Lili Elbe entra em cartaz

O pintor Einar Wegener foi um dos primeiros a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo foto: divulgação
O pintor Einar Wegener foi um dos primeiros a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo
foto: divulgação

Estreou na quinta-feira (11), a cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. A direção é de Tom Hooper, que dirigiu Eddie Redmayne no musical Os Miseráveis (2013).
O foco do filme é relatar o drama de Einar, que não se via no corpo de um homem e tinha a necessidade de assumir sua identidade feminina, mas devido ao seu relacionamento e por ser um profissional de relativo sucesso, se sentiu balançado.
O longa-metragem A Garota Dinamarquesa, que foi lançado no Festival de Veneza 2014, foi indicado ao Oscar 2016 nas categorias Melhor Ator (Eddie Redmayne), Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander), Design de Produção e Figurino. O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro The Danish Girl, de David Ebershoff.
Lili Elbe foi a primeira pessoa transexual, ou pelo menos a primeira registrada, ao passar por um procedimento de redesignação de gênero. Foram algumas cirurgias, algumas nas mãos de Kurt Warnekros, o cirurgião de Dresden a quem Elbe se referia como seu criador e salvador. Em 1933, Warnekros planejava completar o processo implantando em Elbe um útero e criando uma vagina artificial, mas a artista (que já quase não era: Elbe pensava que a arte pertencia a Einar, a seu passado) não resistiu à cirurgia e morreu dias antes de completar 50 anos, segundo o site El País.