A Grande Muralha entra em cartaz

Matt Damon luta contra monstros na China

Protagonista Matt Damon interpreta o forasteiro William Garin, prisioneiro na Grande Muralha da China  no século 15 fotos: divulgação
Protagonista Matt Damon interpreta o forasteiro William Garin, prisioneiro na Grande Muralha da China no século 15
fotos: divulgação

“A Grande Muralha” é a nova aventura épica do cineasta chinês Zhang Yimou, outrora mais conhecido por seus dramas intimistas e de apuro visual, além de alguns de artes marciais, como ‘Herói’ e ‘O Clã das Adagas Voadoras’. Ele também assinou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2008 de Pequim.
É a ele, sobretudo, que se reconhece o aspecto mais consistente de ‘A Grande Muralha’. Mesmo que a qualidade dos efeitos visuais em computação gráfica seja impressionante, salta mais à vista o modo como Yimou concebe a ação em gigantescos balés que evocam as formas geométricas móveis elaboradas por Busby Berkeley na Era de Ouro dos musicais hollywoodianos.
Apesar da pompa do lançamento e da grandiosidade da campanha de marketing, A Grande Muralha é um filme modesto.
O novo longa – que traz o norte-americano Matt Damon no papel central – está bem longe de tudo o que Zhang já fez. Contando com alto orçamento – US$ 150 milhões – e muitos efeitos especiais, a ambição do filme é ser uma fantasia de época tendo como cenário principal a Grande Muralha da China.
Zhang Yimou deixa de lado qualquer pretensão poética para focar na aventura de um simples estrangeiro habilidoso com arco e flecha. Habilidoso com a câmera e efeitos visuais, o diretor acerta a mão na mitologia apresentada e cativa o espectador com arquétipos classicos do cinema hollywoodiano. E por ter consciência da simplicidade da própria história, A Grande Muralha funciona como ótima diversão.
A história se passa no século 15, quando a Muralha da China está sendo concluída. Os guerreiros britânicos que estão combatendo no país inspecionam a construção e começam a desconfiar que a função de uma das sete maravilhas do mundo moderno tenha a ver com proteção de ameaças sobrenaturais.
Sem nenhuma vergonha, o longa inclui ao lado do protagonista os coadjuvantes que cumprem papéis simplórios na redenção de Damon: um alívio cômico, um traidor e um guia espiritual que o faz enxergar a bondade dentro daquele coração de ladrão. Ainda que seja previsível, a execução é boa. Em termos narrativos, A Grande Muralha é o exemplo de clichê bem executado.

Guerreiros  britânicos desconfiam de ameaças sobrenaturais
Guerreiros britânicos desconfiam de ameaças sobrenaturais

https://www.youtube.com/watch?v=C84iq38LqQs&t=38s