Café da manhã duplo pode ajudar

É necessário comer algo leve antes de fazer a refeição completa

Emagrecer ou ‘perder dois quilinhos’ está sempre prometido para a virada do ano, para o próximo verão ou para aquela segunda-feira, que nunca vem. Um dos erros, mais frequentes, que as pessoas cometem ao começar uma dieta é cortar refeições ou ficar em jejum por longo período. Um estudo da Universidade de Connecticut, divulgado no ‘Daily Mail’, afirma que comer duas refeições no café da manhã é bom para a saúde e ajuda no emagrecimento.
A pesquisa foi feita com 600 pessoas durante dois anos. A recomendação dos pesquisadores é uma porção pequena para ‘acordar’ o metabolismo. Veja alguns exemplos do que pode ser ingerido. A segunda etapa do café da manhã deve ser rica em proteína, de acordo com o estudo. A nutricionista Camila Monteiro Ferraiuolo reforça que comer duas refeições logo no café da manhã pode ajudar a acelerar a queima de gordura do organismo. Para ela, o jejum prolongado funciona como um ‘sabotador’ no emagrecimento.
“Os dois cafés da manhã podem, sim, ajudar no emagrecimento. Afinal, nosso organismo, mesmo quando estamos dormindo continua trabalhando. Quando acordamos, o metabolismo está lento. A primeira refeição vai acelerar o metabolismo e a segunda vai manter o ritmo e garantir a saciedade. Controlando quantidade e qualidade dos alimentos é possível emagrecer”.
Fernanda Faustino Ribeiro é nutricionista lembra também que “pular” o café da manhã nunca deve ser uma opção. A atitude pode ser prejudicial à saúde.
“Os jejuns prolongados podem causar sonolência, hipoglicemia e, claro, aumento da fome. Daí o perigo de engordar. O metabolismo fica mais lento, promovendo um acúmulo de gordura, além de perda de massa magra (músculo). Mas, não recomendo dois cafés da manhã porque pode haver ganho de peso”.

texto: Rayanderson Guerra
texto: Rayanderson Guerra