Alunos do Montreal participam de projeto

No Colégio Montreal, o que acontece no Brasil e no Mundo também é trabalhado em sala de aula. Com a proximidade das Eleições, importante momento político vivido no país, os professores de História Ana Maria Soares e Elton Rigotto aproveitaram para trabalhar a cidadania com os alunos do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio. Eles estão participando do Projeto ‘Eleições 2014’, que teve início no mês de setembro.
De acordo com a professora Ana Maria Soares, o objetivo é estimular a reflexão crítica para formar cidadãos conscientes capazes de votar com clareza e responsabilidade. Para isso, ela explica que é importante que o aluno compreenda o processo eleitoral, a relevância da mídia, a capacidade do marketing de convencer o eleitor e ainda saiba quais são as funções dos representantes do Legislativo e do Executivo. Além disso, Ana Maria acredita que é fundamental que o aluno entenda o custo de cada político para os cofres públicos e a importância de fazer a escolha do candidato com base nos critérios da Ficha Limpa e da Ética.
O projeto foi iniciado a partir da distribuição dos temas entre os alunos, divididos em equipes, para posterior pesquisa. Em seguida, fizeram a apresentação oral das informações pesquisadas em sala de aula, com espaço para discussão e reflexão sobre todos os temas. Na etapa seguinte, foram confeccionados cartazes coloridos com as principais informações apresentadas em sala, porém de forma resumida. “A importância de um projeto como esse reside na formação de uma cidadania comprometida entre os alunos, que embora sejam tão jovens, em breve, serão eleitores. A proposta se amplia à medida que a discussão sobre a Eleição chega às famílias, que faça parte das discussões rotineiras e auxilie na posterior tomada de decisão entre os educandos e seus familiares”, declara a professora.
O aluno Diego Javier, de 13 anos, aluno do 8º ano, gostou muito de participar do projeto. “O Projeto de Eleições na escola é muito importante, pois desde cedo já nos faz criar uma consciência e assumir a responsabilidade de votar nos candidatos certos para assumir cargos que definirão o rumo de nossa pátria”, ressalta o aluno.