Ainda há veículo zero-km com IPI ‘velho’

A cobrança integral do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos zero-km voltou a valer no dia 1º, mas ainda há várias opções nas revendas sem aumento. Em autorizadas da capital, encontramos carros com valores até 10,8% menores que os sugeridos nas novas tabelas.
“São unidades faturadas para as concessionárias até o dia 31 de dezembro, cujo desconto está sendo repassado aos consumidores”, explica o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa.
Ele afirma que, como os estoques continuavam cheios em dezembro (correspondentes a 28 dias de vendas), só agora começaram a ser ‘desovados’. Mas quem pretende comprar um desses veículos precisa se apressar. Isso porque, com o passar do tempo, haverá redução da oferta de opções, como cor, nível de acabamento e até mesmo número de portas.

 

DESCONTOS
Nas revendas consultadas, a maior diferença de preços (10,8%) foi encontrada para o Gol 1.0 na Volkswagen Amazon. Há unidades com quatro portas, trio elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica por R$ 37.600. No site da marca o preço sugerido para o modelo é de R$ 42.152.
Da Chevrolet, o Onix 1.4 LT com sistema multimídia Mylink sai a R$ 43.900 na Palazzo. No configurador da marca na internet a tabela do hatch é de R$ 47.150. A diferença é de R$ 3.250, ou 6,9%.
No caso da Fiat, os valores “antigos e novos” são praticamente os mesmos para o Uno Attractive 1.0 com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. O modelo está à venda por R$ 34.990 na Auguri, ante os R$ 35.500 da tabela do site da marca.

 

COMO FICOU O IMPOSTO
Para veículos com motor até 1.0, o IPI aumentou de 3% para 7%; acima de 1.0 até 2.0 flexível, de 9% para 11%; acima de 1.0 até 2.0 gasolina, de 10% para 13%; acima de 2.0 flexível, mantido em 18% e acima de 2.0 gasolina, mantido em 25%.