Maratonista vence prova na Disney

A maratonista Giovanna Costa Martins, de 32 anos, é a primeira campeã Brasileira da Maratona da Disney que aconteceu em Orlando, no domingo (11). O evento, que dura quatro dias e não tinha uma vencedora feminina desde 2002, contou com a rápida Giovanna fazendo os 42 km em 2h50m19s.
“Fui no meu ritmo, enquanto via as outras atletas avançando e ganhando distância. No meio da prova vi que dava para alcançar”, conta a atleta, que correu para abraçar o Mickey, assim que terminou a corrida, parando antes apenas para pegar a bandeira do Brasil.
Giovanna largou em terceiro lugar e se manteve nessa posição até os 30 quilômetros finais da prova, quando percebeu que a segunda colocada estava cansada e resolveu passá-la. “Quando eu vi que a primeira colocada perdeu o ritmo eu aumentei a velocidade e venci”, comenta a maratonista, que estava a 500 metros atrás da primeira colocada e que, no fim da prova, já havia aberto 50 metros.
A entrevista com a atleta aconteceu no Plenarinho da Câmara na manhã de terça-feira (20), onde Giovanna contou que um de seus sonhos era participar dessa prova. Ela se dedicou durante quatro anos seguidos para o dia e tentou uma vez em 2013, quando alcançou o quatro lugar. “Eu estudava as outras corredoras e acompanhava a carreira delas. Desde 2002 que nenhuma mulher vence essa maratona. Em 2013 tentei a conquista, mas não consegui e a vitória veio agora, cheia de emoção e com a certeza de ter vencido vários desafios”, comemora.
Segundo a atleta, seu maior desafio foi se adaptar em apenas três dias ao clima de Orlando. Ela realizou a prova em uma temperatura de 4 graus. “Cheguei três dias antes da prova, com uma temperatura abaixo de zero e tomei duas precauções: fiz minhas refeições obedecendo os horários do Brasil e treinei de top e bermuda para tentar uma adaptação mais rápida. Mesmo assim foi muito difícil, a musculatura trava e, principalmente minha perna direita sentiu com a baixa temperatura”.
Para um futuro próximo, Giovanna quer correr nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “A vida de uma atleta precisa ser regrada, então durmo cedo, treino duas vezes por dia, todos os dias da semana e até no domingo corro 34 km. Isso significa muita dedicação e apoio da família. Durmo no máximo às 23h, tenho uma alimentação que sigo à risca, trabalho, tenho meus projetos, meus alunos particulares e me entrego totalmente ao esporte. Mas quando era criança sonhava em conhecer a Disney e isso o esporte me proporcionou, todos os dias vejo sonhos realizados, sejam eles baseados na minha própria superação ou na superação dos meus alunos e atletas. Tudo isso faz todo e qualquer esforço valer a pena”, finaliza a atleta que trouxe para casa um troféu, uma medalha e um cachê em dinheiro, além de uma passagem com direito a acompanhante para a próxima Maratona, marcada para 2016.