Comparativo entre os queridinhos

Sedã vence nos custos de manutenção e seguro

Na hora de acelerar, o Toyota é superior por ser mais leve e ter câmbio melhor. Trata-se de um automático CVT, mais voltado ao conforto
Na hora de acelerar, o Toyota é superior por ser mais leve e ter câmbio melhor. Trata-se de um automático CVT, mais voltado ao conforto

Jeep Compass e Toyota Corolla são os novos queridinhos do brasileiro. Longe de pertencerem a segmentos populares, os dois frequentemente aparecem na lista dos dez carros mais vendidos do país. Além disso, dominam os emplacamentos de seus respectivos segmentos, deixando pouco espaço para a concorrência. Embora pertençam a categorias diferentes, atraem o mesmo perfil de consumidor, que faz questão de conforto e, geralmente, precisa de espaço para a família. Mas qual deles é a melhor opção?
Reunimos as versões com os preços mais próximos. O Corolla comparece na opção de topo, Altis, a R$ 116.990. Para encará-lo, a linha Compass é representada pela Longitude, a intermediária entre as versões com motor 2.0 flexível. O preço inicial de R$ 112.490 já garante ao Jeep uma nota maior nesse quesito. Porém, para receber alguns itens que vêm de série no Toyota, a tabela do utilitário chega a R$ 119.035.
Essa é uma das razões para a vitória ao sedã médio, que triunfou nesse duelo também graças aos custos menores de manutenção e seguro, ao desempenho superior e ao menor consumo. Renovado no início do ano, o Corolla recebeu, finalmente, controles de estabilidade e tração, reforçando a oferta de itens de segurança
Não é só por isso que, em movimento, o Toyota é mais estável que o Jeep. O Corolla tem centro de gravidade mais baixo e respostas de direção mais diretas, que o deixam mais esperto em mudanças de trajetória. A carroceria do Compass balança mais em alta velocidade e o carro se mostra um pouco anestesiado nas respostas aos comandos da direção.
Ainda assim, os sistemas de comando eletrônicos e as suspensões independentes nas quatro rodas – no Corolla o conjunto traseiro tem eixo de torção – deixam o Compass estável (para um utilitário), além de bastante confortável. Quem está a bordo não sente tanto os impactos contra pisos ruins e buracos, por exemplo.
Apesar de ser mais baixo e ter sistema de suspensão inferior ao do rival, o Corolla não fica atrás no quesito conforto ao rodar. O bem-estar a bordo, aliás, é um dos pontos altos do sedã.
Na hora de acelerar, o Toyota é superior por ser mais leve e ter câmbio melhor. Trata-se de um automático CVT, mais voltado ao conforto que ao desempenho. Ainda assim, é eficiente e, se não faz do carro um exemplo de agilidade, ao menos o deixa melhor que o Jeep em acelerações e retomadas de velocidade. A transmissão do Corolla casou bem com o 2.0 flexível de até 153 cv.
O motor do Jeep, também 2.0, gera 166 cv e tem torque semelhante ao do Toyota. Porém, seu câmbio automático de seis marchas não tem a mesma eficiência da caixa do sedã.
O Compass não chega a ser lento, mas demora mais que o Corolla para ganhar velocidade. Nos dois a aceleração ocorre de forma bastante gradual.

O motor do Jeep Compass, também 2.0, gera 166 cv e tem torque semelhante ao do Toyota
O motor do Jeep Compass, também 2.0, gera 166 cv e tem torque semelhante ao do Toyota