Você tem vergonha do quÊ?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

15---Daniela

A vergonha é uma emoção sempre relegada e desaprovada, é uma ferida difícil de cicatrizar e por ser um sentimento de origem social surge quando o olhar do outro vê o que não deveria ser visto.
O olhar é a parte essencial do processo de constituição da personalidade e a vergonha surge aqui como tomada de consciência de si, fundamental para regularizar a relação do indivíduo com as pessoas. Um olhar muito crítico, ou a ausência do olhar na fase do desenvolvimento emocional da criança pode inibir ou prejudicar seu caráter.
A vergonha é um sentimento importante para regular os vínculos sociais, manter a integridade moral da pessoa, desenvolver o autojuízo e será sempre experimentada, salvo se a pessoa tiver alguma patologia. Ela aparece em diferentes intensidades podendo manisfestar-se como um pudor até atingir um sofrimento intenso, causando bloqueios pontuais, impossibilidade de interação social, de se arriscar, errar, aprender e se perdoar.
Diferente da culpa, pois há reparação dos erros e a busca do perdão, a vergonha não há como consertar a imagem manchada.
Se a queixa do homem se refere ao incômodo causado por esse sentimento onde o imperativo social hoje é a performance pessoal ele acaba vivendo uma descontinuidade daquilo que ele é, e o que deveria produzir.