Vida longa – Estudo aponta características de quem chegou aos 90 anos

Pesquisa considerou traços de personalidade determinantes

texto: infoglobo | foto: pixabay

Um grupo de moradores do sul da Itália dá mostras, segundo pesquisadores, de que a longevidade pode depender de outras variantes além da dieta saudável, da genética e da prática constante de exercícios. O estudo recém-publicado na revista científica sobre psicologia geriátrica ‘International Psychogeriatrics’ acompanhou a saúde mental de 29 idosos entre 90 e 101. Em comum, essas pessoas demonstraram ter traços como teimosia e otimismo.
“Há diversos estudos já feitos com idosos, mas eles geralmente focam em genética, em vez de saúde mental ou personalidade” – afirma o médico Dilip V. Jeste, principal autor do estudo e professor da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos: “os temas principais o nosso estudo, são características associadas à melhor saúde mental dessa população, (como) positividade, ética de trabalho e um forte laço com família, religião e terra”.
Segundo o estudo, “o amor pelo ambiente (onde vive)” é outra característica bem forte na população idosa de Cilento e determinante em sua longevidade.
Foram feitas análises quantitativas e entrevistas com os idosos, bem como com seus parentes, para conhecer personalidade e histórias de vida, incluindo migrações, eventos traumáticos e crenças individuais.
“São pessoas que passaram por depressões, tiveram que migrar, perderam entes queridos. Para poder seguir em frente, tiveram que aceitar e se recuperar das coisas que não podiam mudar, e lutar pelas coisas que podiam”.

POSITIVIDADE
Um entrevistado destacou a importância de pensar positivamente.
“Sempre há uma solução na vida. É isto o que o meu pai me ensinou: a sempre enfrentar as dificuldades e a esperar pelo melhor” – diz.
“Não existe uma forma única de chegar aos 90, mas há certos atributos muito importantes, como a resiliência” – diz Jeste.

Segredo da longevidade

Resiliência: Os idosos que participaram da pesquisa demonstraram ter uma grande capacidade de lidar com os problemas e não desanimar diante das grandes mudanças que enfrentaram durante a longa vida.
Positividade: Acreditar que os problemas da vida têm solução é uma das características mais fortes desses idosos.
Autoconfiança: Quem confia em si mesmo, é mais corajoso para tomar decisões e ser determinado em suas escolhas.
Forte laço com família: Os participantes demonstraram ter forte laço com sua família, o que contribui para a manutenção da saúde mental.