Vida em ritmo de interior em Cardeal

Cenário pacato conquista a família do ex-vereador

Maurício e esposa frequentam a Igreja Matriz em Cardeal Foto: jornal nova metrópole
Maurício e esposa frequentam a Igreja Matriz em Cardeal
Foto: jornal nova metrópole

Sabe aquela vidinha pacata longe de todos os holofotes dos grandes centros? Onde as pessoas se cumprimentam, os vizinhos tomam chá da tarde ou um cafezinho amigo e ainda convidam uns aos outros para um lanche fora de hora? Pois é lá onde a tecnologia assume a posição de coadjuvante e dá lugar ao bate-papo. Não, não se trata da famosa Pasárgada descrita pelo poeta Manuel Bandeira como a terra em que tudo se pode. O lugar a que se refere existe, mas vem com uma série de defeitos, mais conhecidos como demandas sociais.
Estamos falando de Elias Fausto, município com 25 mil habitantes dos quais 13 mil são eleitores, situado a 16 km de Indaiatuba. Pertencente à Região de Governo de Piracicaba, tem apenas 71 anos. Com uma área de 204 km2. Município dotado de várias vias vicinais asfaltadas, que ligam a cidade ao distrito de Cardeal (hoje bairro), bem como a municípios limítrofes. Servida também pelas rodovias SP-101 e SP-308, dista por rodovia 35 km do Aeroporto Internacional de Viracopos. Foi emancipada politicamente em 1958.
O cenário provinciano foi escolhido pelo ex-vereador, Maurício Baroni, que renunciou ao mandato para se candidatar ao pleito municipal daquela cidade. Quatro mandatos no Legislativo, uma vez secretário municipal. Ele e a família deixaram Indaiatuba e estão residindo em Cardeal conforme exige a Lei Eleitoral. Embora as atividades econômicas da família Baroni estejam concentradas em Indaiatuba por questões de infraestrutura, a vida social ‘é prá lá’ de atuante nas imediações de Elias Fausto, distrito industrial e bairros. “Decidi que o correto seria mudar para uma cidade vizinha e levar muito do meu conhecimento para atender as demandas da região e melhorar a qualidade de vida da população. Percebo que há muito por fazer pela população e pelo progresso das imediações”, diz.
A maior incentivadora de suas proposições de vida é a esposa, Ana Cristina Bittencourt, que atua como dentista. Não apenas um incentivo, mas com participação ativa na vida do marido. “Faço um trabalho social bastante atuante na região. Estou sempre à disposição para visitas de cortesia aonde verificamos in loco as necessidades da população e suas principais reivindicações. Quero estar junto e ajudar a fazer diferença para um mundo melhor”, afirma Ana.
Baroni se reúne com os amigos e faz questão de jogar uma ‘pelada’ com eles. Nas andanças pela cidade, costuma ir aos comércios e em todo local que vai, é bem recebido, é cumprimentado. Seja uma pausa para uma tacada na mesa de bilhar no bar, em uma disputa de truco com os amigos, nas igrejas da região, em um bate-papo na praça. Suas andanças não passam despercebidas. Todos fazem questão de um aperto de mão e de uma recomendação qualquer. “Passa lá em casa para uma visitinha”. E Baroni atende sempre que pode. Aliás, “ele é assim, sempre foi”, elogia a esposa sobre o caráter amigável e solícito do marido.
Uma das curiosidades que chama atenção é o toque do sino da Igreja Matriz em Cardeal. A cada meia hora um embalar e, em hora cheia, um soar mais encorpado. Entre idas e vindas, o comportamento rotineiro se destaca com conversas informais no meio da praça, além da intimidade peculiar entre os moradores em que todos se conhecem. Parece que a tecnologia fica restrita ao ambiente profissional e o tempo por ali demora, gostosamente, a passar.
Dentre a problemática daquela localização, estão os índices de violência, melhorar perspectiva de empregos e questões ligadas à área da Saúde. Por um lado temos uma cidade pequena que, por ironia, necessita de intervenção das corporações policiais para melhorar a segurança da população, até porque é incomum a um município daquele porte.