‘Venom’ estreia nas telas do Cine Topázio

Filme é estrelado por Tom Hardy no papel do jornalista Eddie Brock

Dirigido por Ruben Fleischer, o filme pega o horror do alienígena e o introduz (contamina) em uma história de origem de super-heróis – é essencialmente o início do Homem-Aranha, mas com uma puberdade adulta grotesca ao invés das mudanças adolescentes de Peter Parker. Venom, ou o homem que se torna ele, está vorazmente faminto, tem novos desejos bizarros, e fica realmente estranho ao redor da mulher que ele gosta. Ele também morde as cabeças das pessoas, no sentido literal.
O que aconteceu com Eddie Brock, um jornalista de TV investigativo que acabou de ser demitido, é que ele entrou em contato com uma forma de vida alienígena chamada Simbionte. Extraído de um cometa por um cientista louco e assassino, o Simbionte é uma massa pegajosa e elástica de material que precisa de um hospedeiro que vive na Terra para sobreviver. Coloque Eddie, em algum tipo de missão de investigação redentora, e os dois se tornam amigos/inimigos instantaneamente, compartilhando um corpo e uma consciência e, eventualmente, um senso de propósito.
‘Venom’ é uma criação da Marvel, aparecendo primeiro como um traje alternativo para o Homem-Aranha, mas gradualmente evoluindo para seu próprio anti-herói sarcástico, na época em que tais personagens estavam se tornando ‘moda’ em quadrinhos.
Tanto o humano quanto o parasita são interpretados por Tom Hardy, um ator que pode ser um verdadeiro camaleão. Isso faria tanto sentido quanto qualquer outra explicação neste momento. Hardy é um talento estranho e em constante mudança. Fixá-lo é como tentar… bem, é como tentar pegar um grande maníaco que pode se adaptar a qualquer situação complicada. O que é tudo para dizer que Hardy é o cara perfeito para este papel, e ele se transforma em um desempenho vívido, suado e humano.
Onde ‘Venom‘ perde sua energia é, previsivelmente, nas grandes sequências de ação, que são desordenadas, incoerentes e minadas. Quando a criatura de um filme é capaz de infinitas permutações e atualizações – Venom pode transformar seus membros em facas, machados e martelos e todos os outros tipos de instrumentos de morte – a criatura tende a se afogar em toda aquela possibilidade imparável. Também sentimos falta de Hardy quando ele desapareceu dentro da gosma. Nenhum gráfico de computador, por mais elegante que seja, pode competir com um ator humano trabalhando em tal aceleração a todo vapor.
Apesar de vários trechos confusos, ‘Venom’ é um bom filme. O longa não parece se importar se você está rindo com isso, ou o que seja, contanto que você esteja engajado, se divertindo, enquanto o filme distribui ‘fan-service’ e ainda faz uma alegre referência de tantos filmes sérios sobre coisas muito bobas.