Veja dicas para incluir seu pet na cerimônia

Parte da família, os pets podem participar deste momento especial

texto: Agência NoAr | foto: divulgação
texto: Agência NoAr | foto: divulgação

Toda mãe de pet sabe: o cachorro é parte da família e quando algo tão importante quanto o casamento está pra acontecer é preciso incluí-lo.
Além de entrar com plaquinhas divertidas e levar as alianças, os pets podem até acompanhar a noiva ao altar, porém, incluir um animal na festa de casamento definitivamente requer planejamento e organização. Um dos primeiros passos antes de vestir o smoking no seu amigão, é entender a sua personalidade.
Mesmo animais treinados podem ficar incomodados em ambientes muito agitados. Se a ideia é que eles participem da cerimônia, é importante certificar-se de que o local possui uma estrutura confortável para abrigar os animais, com um espaço tranquilo para que ele descanse após a sua participação.
Se o animal não é muito sociável ou costuma ficar agressivo em ambientes movimentados, a melhor opção é incluí-lo não na celebração em si, mas nos ensaios pré ou pós-festa. Seja no Save the Date ou no ensaio realizado logo após a cerimônia, o pet pode clicado ao lado da família e eternizado como parte integrante desta celebração de amor.
Para animais tranquilos e bem treinados, uma boa alternativa é usá-los como condutores das alianças até o altar. Será impossível conter os suspiros dos convidados diante de tanta fofura!

dicas

1Verifique o local da cerimônia
Antes de tudo é preciso verificar se o local do evento aceita animais de estimação. Algumas igrejas não permitem a entrada de pets, então é preciso ficar atento. Neste caso, limite-se a levá-lo apenas para a festa ou escolha locais pet friendly para a cerimônia. Em São Paulo, por exemplo, uma opção de igreja – para quem deseja realizar uma cerimônia católica – que aceita animais de estimação é a Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino.

2Invista no ‘Dia de beleza’ para o pet
Assim como os convidados, o seu animal de estimação também merece um cuidado todo especial. Já existem estabelecimentos que “arrumam” o pet para o grande dia. No app Pet Booking (www.petbooking.com.br), por exemplo, é possível localizar estabelecimentos especializados e agendar banho, tosa e escovação de dentes para deixar seu animal prontinho para o casamento. Além disso, o aplicativo também disponibiliza adestradores e cuidadores – profissionais que ajudarão os pets se prepararem para a cerimônia.

3Não esqueça de escolher a ‘roupinha de gala’
Sem dúvidas o vestido de noiva é o principal item do casamento, porém os pets também precisam estar a caráter nessa data. Algumas lojas vendem smoking, vestido de noiva e terninho sob medida para os animais de estimação. Vale ressaltar que a vestimenta não deve incomodar o pet e pode combinar com a decoração da festa.
4O cão vai precisar de uma babá
Não esqueça que é necessário deixar uma pessoa em função do cachorro. É necessário deixar uma pessoa em função do cachorro, para que ele não coma nada indevido. Alguém que ofereça água, leve o bichinho para dar uma volta, enfim, que cuide do cão durante a festa.

5Pense que é uma criança
Lidar com o animal na cerimônia pode ser tão surpreendente quanto uma criança que será pajem. Lembre-se que mesmo com treino ele pode não cooperar no dia – e até sujeira no altar. Ele pode não entrar, pode correr e também pode derrubar algo. Por isso, evite qualquer coisa que possa causar acidente nas duas situações, como velas em torno do corredor de entrada.

6Na festa
Pelo bem do coletivo, o ideal é o bichinho não participar deste momento. “Normalmente, o bicho fica um pouco na festa e depois alguém o leva embora. Tem cachorro que adoraria ficar, mas tem comida que pode cair e ele comer, gente passando, música alta, o cão pode rasgar o vestido de alguma convidada.

7Aproveite e faça muitas fotos
Os ensaios pré-casamento são tendência entre os noivos e incluir seu melhor amigo nessas fotografias com certeza deixará seu álbum muito mais fofo. No dia da cerimônia também abuse das imagens com seu pet, claro, sem deixá-lo estressado ou cansado.