Thor: Ragnarok – Sequência

Cate Blanchett como vilã Hela é a grande novidade

Por Redação / Imagem Divulgação

Quantos anos tem Thor? Milhares de anos? Milhões? Seja qual for a sua idade, ele tem muito mais ‘experiência’ nele do que o corpo supermusculoso e os 34 anos de idade Chris Hemsworth sugeriria.
Sua imortalidade e invencibilidade são um trunfo para o super-herói, mas são uma grande responsabilidade para seus filmes, porque é quase impossível se preocupar com um deus pomposo que não pode ser morto. Determinar maneiras de trazer variação para um caractere inerentemente estático se mostrou difícil para a franquia ‘Thor’. O diretor Taika Waititi e a equipe da Marvel tiveram uma ideia inteligente com ‘Thor: Ragnarok’ que foi se inclinar para a noção de que Thor ri da face do perigo, criando um filme que é quase uma piada sem parar e convidando o público a rir juntamente com ele.
A ameaça de Ragnarok, o lendário final dos deuses nórdicos, paira sobre o filme, mas apenas no fundo distante, obscurecida por visuais coloridos, com personagens excêntricos e muito humor irreverente. A maior parte do tempo do longa está preocupada com as desventuras de Thor em um planeta distante chamado Sakaar, que é governado por um estranho guerreiro alienígena (Jeff Goldblum) que organiza lutas de gladiadores para sua diversão. Thor fica preso em Sakaar durante uma invasão de Asgard por Hela, a Deusa da Morte (Cate Blanchett).
Eons antes, Odin (Anthony Hopkins) baniu Hela, mas o Patrono de Asgard continua enfraquecido com os eventos de ‘Thor: O Mundo Sombrio’. Sua doença permite que Hela volte e realize sua vingança. Thor e seu malicioso irmão Loki (Tom Hiddleston) devem deixar suas diferenças para encontrar um caminho para casa e resgatar seus ‘irmãos’ da ira de Hela.
Para isso, eles irão precisar de ajuda, e, contando com a sorte, Sakaar tornou-se o lar de um dos velhos amigos de Thor dos tempos de ‘Vingadores‘, o incrível Hulk (Mark Ruffalo), que estava desaparecido desde os acontecimentos de 2015 em ‘Vingadores: Era de Ultron’. Hulk está muito feliz com a vida em Sakaar, porém, ele não está interessado em ajudar Thor.
Thor e Hulk não se dão bem, então eles constantemente brigam. Thor e Loki têm uma das mais controversas rivalidades entre irmãos em toda a ficção, então os dois constantemente brigam. Outros protetores de Asgard (incluindo Heimdall, interpretado por Idris Elba) não estão muito interessados ​​na invasão de Hela, então eles constantemente brigam, pelo menos até que ela os ataque com as incríveis lâminas mágicas que invoca. Basicamente, todos neste filme (exceto, talvez, Anthony Hopkins) estão constantemente brigando.
O roteiro de Eric Pearson, Craig Kyle e Christopher Yost tem alguns ‘momentos afiados’, mas a maioria da comédia vem da entrega pelos atores Tessa Thompson como Valquíria, uma guerreiro de Asgard que se tornou uma bêbada desiludida, e Goldblum. ‘Thor: Ragnarok’ se passa em duas horas e quinze minutos e possui mais subtramas e caracteres do que precisa – e isso é antes das obrigatórias (mas narrativamente sem sentido) cenas do ‘Universo Marvel’. Mas os atores são muito bons, e também suas atuações, por isso é fácil acompanhar o ‘passeio’, mesmo que o longa às vezes seja tão desleixado quanto um deus de trovão.
Visualmente, Sakaar é uma espécie de saco misto. O pouco que vemos do mundo é uma paisagem urbana alienígena genérica, mas os interiores do palácio do ‘Grandmestre’ são extras preenchidos com tecnologia, maravilhosamente projetados, que parecem ter sido rasgados diretamente das páginas dos velhos quadrinhos de Jack Kirby. Ragnarok parece um pouco ‘leve’ na ação, mesmo com a luta entre Hulk e Thor; O destaque, na verdade é o prólogo, onde Thor luta contra uma horda de demônios de fogo com os sons de ‘Immigrant Song’ de Led Zeppelin.
Mas enquanto o diretor Waititi definitivamente descobriu uma maneira de fazer um divertido longa de Thor, não tenho certeza de que ele descobriu inteiramente como fazer de Thor um personagem particularmente interessante. A realidade é que este filme é tão colorido e repleto de personagens de apoio espetaculares, que o trabalho de Hemsworth é relativamente fácil.
Ele só precisa ficar em forma, chutar alguns traseiros, dizer algumas frases e andar no pôr do sol.