Superando inúmeros desafios na vida e na carreira

Instituto Elzo Túlio

Titular da Seleção Brasileira “marca golaço” após tragédia impactante

Uma tragédia acabou por gerar uma iniciativa de excelência no apoio dos necessitados no Sul de Minas Gerais. O Instituto Elzo Túlio – Educando pelo Esporte atende, desde 2002, na cidade de Machado (MG)jovens de todas as classes sociais e utiliza o esporte como ferramenta de socialização e de melhora das perspectivas de vida de quem busca oportunidades. O instituto foi criado pelo ex-jogador Elzo, titular absoluto da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do México em 1986, após a morte de seu filho Elzo Túlio, de apenas 15 anos de idade, em um acidente de carro. “O instituto nasceu de uma forma triste mas, por outro lado, foi um jeito de amenizar a nossa dor. Tanto minha quanto da minha esposa. Só tínhamos ele de filho”, esplicou Elzo em conversa exclusiva com os Jornais Exemplo e Nova Metrópole.

Ações
“Começamos ajudando crianças, na verdade realizamos uma trabalho de busca das pessoas. Por exemplo, junto com o Magazine Luíza faço um trabalho de distribuição de brinquedos no final do ano. Em parceria com as Lojas Cem, fazemos uma campanha de arrecadação de alimentos. E no dia a dia vamos ajudando, recentemente uma pessoa fez uma cirurgia de câncer e estamos bancando o medicamento”, falou Elzo sobre as ações que realiza.

Futebol
Elzo Aluísio Coelho é mais um caso, muito comum no Brasil, de alguém que teve sua vida completamente mudada a partir do esporte e de seu esforço. Ele iniciou sua carreira na década de 1970 no Pinhalense (SP). E, como volante, teve passagens pelas equipes da Internacional de Limeira, Atlético Mineiro (onde despontou para a Seleção Brasileira), Benfica (Portugal), onde sagrou-se vice-campeão da conceituada Champions League na temporada 1987/88 e, por fim, encerrou sua carreira atuando pelo Palmeiras.


“Coloquei metas na minha vida e algumas delas foram: chegar na seleção e me tornar o melhor jogador”, falou Elzo.


Pois bem, ele foi considerado na Copa de 1986, no México, o melhor preparo físico da competição e assim ousou deixar Falcão na reserva. Elzo disputou todos os jogos daquele Mundial e, também, foi apontado por Telê Santana (técnico do time) como o melhor jogador do Brasil na competição.


Elzo teve que superar inúmeros desafios em sua vida e carreira mas sem dúvidas o maior deles foi a perda do filho. Após a morte de seu menino, ele ficou sabendo de inúmeras pessoas que eram ajudadas por seu primogênito enquanto ainda era vivo. Seu filho gastava o dinheiro da mesada comprando cestas básicas e brinquedos para crianças carentes, além de sempre ajudar o próximo. Sabendo disso e tentando aliviar um pouco a perda do filho, Elzo decidiu investir e iniciar o trabalho social e esportivo do Instituto Elzo Túlio, que recebe este nome em homenagem ao filho.


Site: http://institutoelzotulio.org.br/

Foto: Rogério Elias