Ferramenta tecnológica no combate ao crime e ameaças em S. Paulo

Segurança Pública

AFundação Getúlio Vargas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Universidade de São Paulo (USP) e a FAPESP oficializaram a criação do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (FGV Analytics) que tem como objetivo criar e utilizar ferramentas tecnológicas inovadores para identificar, avaliar, acompanhar, antecipar e combater ameaças à segurança pública.

O projeto foi aprovado em edital do Programa Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no tema Cidades Inteligentes e Segurança Pública.

Modelos
Sediado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o Centro utilizará modelos matemáticos estruturados com base em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para dar suporte à SSP-SP no combater ao crime e utilizará modelos estatísticos para avaliar a eficácia de políticas públicas. O investimento total previsto é de R$ 18,6 milhões por um período de cinco anos. A FGV EAESP irá ofertar, anualmente, quatro bolsas de mestrado profissional para funcionários da SSP.

“Estamos seguindo as melhores práticas”

“Estamos seguindo as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências. Definimos as questões a serem tratadas em conjunto com os formuladores de políticas públicas (SSP-SP) e apresentamos recomendações com base na análise dos dados disponíveis”, afirmou Goret Paulo, diretora de Pesquisa e Inovação da FGV.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, entende que a aproximação entre as polícias, o Estado e as universidades é natural, necessária e vai trazer benefícios para toda a sociedade. “Esta parceria abre um mundo de possibilidades para melhorar a segurança pública de São Paulo nos próximos 10 anos, com base em pesquisas científicas e no uso das mais modernas tecnologias disponíveis”.gestão futura”, disse. A proposta é que pesquisadores da FGV Analytics desenvolvam estudos de acordo com as demandas dos agentes de segurança pública. A intenção é desenvolver uma agenda colaborativa entre a academia e as Polícias. Este projeto também conta com a parceria com os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas, da Universidade de São Paulo (USP) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Faz parte da sua estrutura de governança um Comitê Internacional formado por pesquisadores reconhecidos mundialmente na área de Segurança Pública.

Foto: Reprodução Internet