Sniper Americano

Longa é baseado no best-seller American Sniper

Membro das Forças de Operações Especiais da Marinha dos EUA, Chris Kyle é enviado ao Iraque para proteger seus irmãos de armas
Membro das Forças de Operações Especiais da Marinha dos EUA, Chris Kyle é enviado ao Iraque para proteger seus irmãos de armas

O longa-metragem que chegou às salas do cinema brasileiro quinta-feira (19) é uma adaptação do livro best-seller American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, e conta a história real de Chris Kyle, interpretado por Bradley Cooper, atirador de elite das forças especiais da Marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 160 pessoas, de acordo com dados oficiais do Pentágono, mas acredita-se que os números devam ter passado de 255.
O livro que deu origem ao filme tinha vendido, até a morte de Chris Kyle, 800 mil exemplares. O ex-atirador naval distribuiu o valor que recebeu pelas famílias daqueles companheiros que, afirmou, não conseguiu salvar. Chris Kyle foi assassinado por um marinheiro de apenas 25 anos, que sofria do estresse pós-traumático. O atirador e outro companheiro igualmente assassinados, estavam precisamente no campo de tiro para ajudar Ray Routh a ultrapassar o problema, a mãe de Routh teria pedido a Chris Kyle que ajudasse o filho. Segundo dados recentes, todos os dias suicidam-se 22 veteranos de guerra americanos. Na última década, foram 200 mil os casos entre antigos soldados que combateram no Iraque e Afeganistão.
Chris Kyle é considerado o atirador de elite mais letal de sempre. Os rebeldes iraquianos chamavam-lhe ‘O Demônio’. Entre os seus irmãos da Marinha, ele era conhecido como ‘A Lenda’. Chris morreu em fevereiro de 2013.
A adaptação da história real tem censura 16 anos, devido às fortes cenas de ação que retratam a vida do atirador. Nascido e criado no Texas, Chris Kyle aprendeu a atirar na sua infância, enquanto acompanhava o pai em caçadas. Antes de se alistar na Marinha era já um cowboy experiente. Depois do 11 de setembro, foi lançado nas linhas da frente da guerra contra o terrorismo, onde demonstrou as suas capacidades enquanto atirador, com registros excepcionais debaixo de fogo cerrado.
Entre 1999 e 2009 obteve o maior número de tiros bem-sucedidos como atirador especial da história militar norte-americana, confirmado oficialmente pelo Pentágono. A perícia de Chris Kyle era tal, que atingia alvos de forma eficaz a 1.920 metros de distância.
No livro autobiográfico, publicado originalmente alguns meses antes de sua morte, Chris Kyle descreve, com grande detalhe, a formação e treino dos atiradores, as batalhas em que esteve envolvido e as estratégias e armamento utilizados, bem como a dor provocada pela guerra, por ter sido atingido duas vezes, com gravidade, e por ter presenciado as mortes trágicas de dois amigos próximos. O emocionante longa-metragem é recheado de adrenalina e sem nenhum tipo de reservas, relatando as experiências de guerra de um atirador especial de elite.