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Saúde neurológica é afetada com noites mal dormidas

Por Funcionarios AWR
In Saúde
junho 8, 2018
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Estado de vigilância fica prejudicado com falta de sono persistente

texto: Evelin Azevedo/ infoglobo | foto: reprodução

Dormir entre sete e oito horas por noite tem se tornado cada vez mais difícil. O uso de aparelhos eletrônicos, o excesso de atividades diárias e o trânsito na volta para casa são alguns dos fatores que prejudicam o sono dos brasileiros. E ter uma noite ruim pode trazer uma série de problemas à saúde a longo prazo, causando transtornos cognitivos – atividades relacionadas à memória, aprendizado, linguagem, cálculos – e alterações do humor, como nervosismo e irritabilidade.
“O primeiro efeito é a sonolência excessiva durante o dia e isso vai impactar na saúde como um todo” – alerta a neurologista e especialista em medicina do sono Paula Vallegas, da Policlínica Granato.
A noite mal dormida prejudica o estado de vigilância e a coordenação motora, provoca falta de energia, eleva o tempo de reação, diminui os reflexos e a capacidade de tomar decisões.
“O sono se torna necessário por vários motivos: eliminar toxinas no cérebro e armazenar as informações que aprendemos durante o dia. Isso possibilita a memorização, raciocínio, criatividade e aprendizado. Ele ajuda com a saúde mental e emocional, além de auxiliar na regulação do sistema imunológico, endócrino e hormonal” – complementa Julia Maselli Lima, neurologista do Grupo Prontobaby. Em situações de metástase, o tratamento passa a ser com medicamentos.

Soneca depois do almoço é permitida
Dormir entre 20 e 40 minutos durante o dia pode ser uma boa estratégia para recarregar as energias e continuar as atividades que precisam ser desempenhadas.
“Em alguns países da Europa isso já é praticado. A chamada sesta é uma importante ferramenta fisiológica para melhorar e equilibrar a atividade humana” – afirma Edson Issamu, neurologista na rede de hospitais São Camilo de São Paulo.
Apesar de reconhecer que uma soneca depois do almoço pode fazer bem, Paula faz uma ponderação: “o ideal é dormir corretamente durante a noite para que durante o dia não sinta a necessidade de dormir”.
Para quem precisa trabalhar durante a madrugada, a dica é tentar dormir o suficiente durante o dia. Ainda assim, devem cuidar mais da saúde como um todo, praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação.
Os especialistas ressaltam ainda que a cama interfere diretamente na qualidade do sono. O tripé suporte, pressão e conforto é fundamental, lembra Bruno Skornick, do colchão Flow.

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