Saiba como evitar vasinhos no rosto

Normalmente, eles não representam perigo, mas é aconselhável procurar médico

Cuide-se! Algumas pessoas têm vasinhos no rosto, principalmente na região do nariz, da boca e das bochechas. Estes pequenos vasos, que possuem de 0,1 a 1 milímetro de diâmetro, são chamados de telangiectasia. As causas para o surgimento destas ‘linhas’ no rosto ainda não estão bem definidas.
“O fator genético pode favorecer o surgimento destes vasinhos, associado a fatores como exposição excessiva ao sol, uso habitual de corticoide, exposição ao vento excessivamente gelado, costume de assoar o nariz várias vezes ao dia e com muita força, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de drogas ilícitas aspiradas pelo nariz e medicamentos que provocam escamação facial”, enumera Guilherme Peralta Peçanha, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).
A gravidez é outro momento que pode favorecer o aparecimento dos vasinhos, assim como o envelhecimento natural. A telangiectasia é mais comum em pessoas com pele muito clara e fina. Normalmente, estes vasos não representam perigo. Mas é importante buscar acompanhamento médico (de um angiologista ou dermatologista), se eles aparecerem.
“Apesar de ser raro, os vasinhos podem estar relacionados a doenças do fígado, rosácea ou ainda a algumas síndromes raras”, orienta Guilherme.
O tratamento pode ser feito com algumas técnicas, como detalha Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor da Clínica Drummond Dermato.
“Podemos usar a luz pulsada e a eletrocoagulação com radiofrequência com ponteira fina, usando um aparelho específico. Muitos vasinhos tratados não voltam, mas podem surgir novos.
Mesmo sendo muito semelhantes visualmente, os vasinhos que aparecem no rosto são diferentes dos que surgem nas pernas. Nos membros inferiores, os vasos estão associados, na maioria das vezes, a doenças venosas como varizes”.