Saae anuncia fim do rodízio

Todos os mananciais da cidade estão cheios

As represas estão fechadas e o Saae está trabalhando somente com a água recuperada pelas chuvas de segunda e terça-feira
As represas estão fechadas e o Saae está trabalhando somente com a água recuperada pelas chuvas de segunda e terça-feira

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã de quarta-feira (5), o Saae anunciou oficialmente o fim do rodízio, que não acontecia desde o início da semana. Na segunda-feira (3) foi registrado pelo sistema do Saae 56mm de chuva e na terça-feira (4) houve o registro de 15 mm nos locais que precisam de chuva, como os reservatórios e mananciais, dos quais a água para consumo pode ser captada.
“Estamos dando fim ao rodízio e à crise hídrica em Indaiatuba”, comemora o engenheiro Nilson Gaspar, superintendente do Saae. “No dia 15 de outubro, a preocupação era muito grande porque não chovia, a estiagem era longa e estávamos no limite, principalmente na zona norte”, comenta Gaspar, que explica. “A gente viu o Rio Capivari-Mirim com o nível muito baixo, isso assustou bastante. Achamos melhor implantar o rodízio para podermos abastecer toda a cidade”.
O rodízio afetou apenas a zona norte da cidade e durou oficialmente 21 dias, afetando cerca de 80 mil pessoas. “Conseguimos equalizar a zona sul, que não estava no rodízio mas que enfrentou dificuldades no tratamento porque a água estava muito pesada, com muita matéria orgânica, e nós conseguimos equalizar a estação”.
Fechamos todas as represas e estamos trabalhando só com a água da chuva, então já aumentamos e recuperamos a nossa reserva. Acredito que se houver mais uma estiagem de 30 ou 40 dias, nós comportamos”, garante.