Projeto reúne alunos Max Planck

Programa é uma proposta de alfabetização

A ocasião marcou o encerramento da 3ª turma de Pedagogia
A ocasião marcou o encerramento da 3ª turma de Pedagogia

Alunos e professores do curso de Pedagogia da Max Planck se reuniram, esta semana, com os alunos que integram o projeto Escrevendo o Futuro. Além de confraternizar, a ocasião marcou o encerramento da 3ª turma do curso, formada por pessoas da comunidade, além de contar com a participação dos alunos, que são funcionários da Jacitara Holding, turma que teve início este semestre, em parceria com a construtora, que disponibiliza um espaço na obra do Residence Premium, para que as aulas aconteçam, três vezes por semana.
Além da coordenadora do curso, a professora Suzana Frittelli Bruno, estiveram presentes a responsável pelo projeto e também professora Maria Guiomar Matheus Mazon e a gerente de RH da Jacitara, Maria Tereza Scachetti. As aulas para os 16 alunos da Jacitara Holding terão um intervalo, em virtude das festas de final de ano, e serão retomadas dia 17 de janeiro no mesmo local.
Inicialmente denominado Adote um Analfabeto, o projeto que agora recebe o nome de Escrevendo o Futuro surgiu como uma proposta pedagógica de alfabetização voltada para jovens e adultos, e ganhou a adesão imediata de todos os alunos da disciplina que, para desenvolver o trabalho, se basearam no conteúdo ensinado em sala de aula.
Além dos estudantes de Pedagogia envolvidos diretamente na alfabetização dos alunos, os demais estudantes participaram do processo como auxiliares, organizando o material pedagógico, gravando depoimentos, preparando aulas, enfim, auxiliando os colegas que ministraram as aulas. O projeto foi desenvolvido, inicialmente, com Moradores de Rua atendidos pela Comunidade Farol e aberto a outras pessoas que tinham interesse em ser alfabetizadas, e as aulas ministradas na própria Comunidade e até mesmo nas residências das pessoas alfabetizadas. Em 2014 o projeto ganhou novos adeptos, com empresas, como a Jacitara Holding, que disponibilizou um espaço físico para que seus funcionários pudessem assistir as aulas.
Os alunos de Pedagogia que ministram as aulas se utilizaram de algumas práticas vivenciadas em classe, além de se aproveitarem de situações, recursos e experiências concretas, abordados em microprojetos individuais e que contribuíram para esta alfabetização.