Projeto auxilia na contratação – cras jovem

Empresas como Unilever e Toyota contrataram os adolescentes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do projeto Cras Jovem, desenvolvido pela Secretaria da Família e do Bem Estar Social, auxiliou 85 jovens em processo seletivo como jovens aprendiz em empresas de Indaiatuba. Desses, 18 foram contratados por meio da Lei Federal nº10.097/2000 ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional.
Os jovens com idade entre 14 e 17 anos firmaram contrato com as empresas para uma jornada de trabalho até seis horas diárias ou oito horas caso já tenha completado o ensino médio, pelo período de dois anos. As empresas que contrataram os jovens que participam do projeto municipal são: Innara; Britsh; Schott; Carrefour; Cato; Unilever; Tec vidro; Flabeg; Banana Danger e Toyota. A maioria está trabalhando na área administrativa e outros no setor operacional.
De acordo com o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan, o trabalho de profissionalizar o jovem vem ao encontro com as políticas públicas sociais, para elevar a qualidade de vida da nova geração. “Nosso trabalho com os jovens não é fácil, mas é gratificante quando temos esse resultado. Nosso objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e podemos ver que alcançamos parte disso, sabemos que a educação e informação podem mudar a vida das pessoas e hoje 18 jovens estão vivendo uma nova experiência que trará uma vida mais digna para toda a família”, ressalta Furlan.
O Cras Jovem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes é executado pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e surgiu devido à necessidade de uma intervenção municipal que envolvesse ações de caráter preventivo a longo prazo para essa faixa etária. O projeto visa atender questões e conflitos da adolescência, dando subsídios ao jovem para uma inserção mais consciente no mercado de trabalho. Os adolescentes são acompanhados diariamente por um Orientador Social durante as atividades de lazer, culturais e nos cursos e ao final encaminhados a participarem de processos seletivos como Jovem Aprendiz. Durante o decorrer das atividades há o acompanhamento familiar pelos técnicos do Cras, além de um estreito contato com as respectivas unidades de ensino nas quais os jovens estão inseridos, para que possam identificar fragilidades e dificuldades que os adolescentes enfrentam as quais são analisadas pelas equipes dos Cras.
Em 2014 foram 120 adolescentes que participaram de cursos de inglês, informática e mercado de trabalho em parceria com o Educandário Deus e a Natureza, também participaram do Projeto Ambientação com a Fundação Toyota do Brasil, que visa promover a formação de cidadãos conscientes sobre a preservação dos recursos naturais. Atualmente existem 168 adolescentes participando das atividades do Cras Jovem e o diferencial para o ano atual é o início de dois instrutores para trabalhar atividades lúdicas de português e matemática.