Procon orienta sobre como usar 13º salário

Órgão recomenda prudência ao inadimplente

Economizar parte do 13º  salário como reserva adicional destinada às cobranças com vencimento no começo de 2017 é uma indicação divulgação
Economizar parte do 13º salário como reserva adicional destinada às cobranças com vencimento no começo de 2017 é uma indicação
divulgação

A primeira parcela do 13º salário foi paga a muitos trabalhadores, e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) recomenda prudência a quem está inadimplente e a utilizar esse dinheiro para quitar dívidas.
Segundo a supervisora de atendimento da Fundação, Márcia Oliveira, deve-se priorizar as pendências financeiras com os juros mais altos, casos do cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crediário e financiamento de veículo.
Dados do Banco Central (BC) indicam que, na comparação entre agosto e setembro de 2016, a taxa de juros do chamado rotativo do cartão de crédito subiu 5,3 pontos percentuais e chegou a 480% ao ano. Exemplificando, quem tomou emprestados R$ 1 mil nessa modalidade de financiamento terá de pagar R$ 5,8 mil depois de 12 meses.
Uma das opções mais simples é recorrer a planilhas de orçamento doméstico disponíveis na internet. Gratuitos, esses arquivos permitem visualizar, rapidamente, no computador ou celular, o conjunto de despesas permanentes de uma casa e como cada integrante da família deve controlar seus gastos. “Organizar as finanças possibilita realizar os desejos de muitas pessoas no final do ano, no caso, planejar viagens, presentear amigos, familiares e fazer festas de confraternização típicas do período ou participar desses eventos”, observa.

Prioridade
Márcia indica também uma economia forçada de parte do 13º salário como reserva adicional destinada às cobranças com vencimentos nos três primeiros meses do ano, como, por exemplo, o pagamento integral ou da primeira parcela do Imposto sobre Veículo Automotor (IPVA) e do seguro obrigatório, para donos de carro e de motos registrados no Estado de São Paulo, e o Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) incidente sobre imóveis.
Quem tem filhos, deve considerar também em sua previsão orçamentária gastos com uniforme, material escolar e ficar atento à matrícula, pois a instituição de ensino pode rejeitar rematrícula de aluno inadimplente. “Desse modo, quitar mensalidades atrasadas deve ser prioridade no uso do 13º salário”, aponta.
Para se informar melhor, ela recomenda ao consumidor recorrer ao Procon em seus canais oficiais. Além do atendimento presencial e online, é possível imprimir diversas cartilhas de orientação e materiais de divulgação e também fazer download de publicação especial sobre o 13º salário, atualizada em outubro.