Prefeitura promove segunda audiência do PDMUS dia 7

A Prefeitura promove sexta-feira, dia 7, às 17h, a segunda audiência pública do Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável – PDMUS. A audiência acontecerá no Auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Nilson Gaspar (PMDB).
O PDMUS começou a ser elaborado em 2015 com o levantamento de dados, diagnósticos e formulação de diretrizes associadas aos temas principais: sistema viário; trânsito; transporte coletivo; transporte cicloviário; mobilidade a pé, e na área central.
Quanto às diretrizes do sistema viário, o Plano considerou a cidade dividida em três regiões: zona de expansão, zona em consolidação e zona consolidada. A primeira se refere às regiões do Parque Campo Bonito, do Pimenta e região Central; a segunda engloba principalmente periféricas que incluem as chácaras, e a terceira, a zona consolidada, inclui a região central, parte do Jardim Morada do Sol e parte do Distrito Industrial.
Para o sistema viário da zona consolidada, as diretrizes estabelecidas no Plano indicam ações pontuais de âmbito local, com o objetivo de aliviar gargalos de tráfego, e propõe estudos funcionais para identificar projetos de adequação dos cruzamentos do Parque Ecológico. Também são propostas análises dos eixos viários transversais à Rodovia SP-75.
Na região definida como zona em consolidação, as diretrizes para o sistema viário estabelecidas no PDMUS visam complementar e proporcionar conectividade na malha viária.
Para o sistema viário da zona de expansão urbana, as diretrizes estabelecem inserções estruturais de eixos viários que visam proporcionar estruturação para horizontes futuros de ocupação.
Já a análise dos aspectos de trânsito da cidade identificou que não há problemas relevantes associados a congestionamentos de tráfego. Mesmo assim foram apresentadas propostas com base no contexto de gestão de tráfego, a implantação de medidas de controle de acidentes, a implantação de um Programa Permanente de Redução de Acidentes, melhoria das condições de sinalização das vias e implantação de novas ferramentas de gestão.
No que se refere à transporte coletivo, o diagnóstico do setor indicou que o sistema, composto por 25 linhas e frota de 59 veículos, apresenta baixa utilização com participação da ordem de apenas 12% das viagens motorizadas. Com o objetivo de melhorar esse quadro o PDMUS apresenta proposta de reestruturação da rede de linhas de ônibus municipais.
Quanto ao transporte cicloviário, o PDMUS apresenta uma proposta de ampliação da rede de ciclovias e ciclofaixas, com a construção de mais 40 km de vias cicláveis exclusivas novas, além de adequações na infraestrutura existente.
Para a mobilidade a pé, a proposta é centrada em um programa de recuperação de calçadas, uma vez que o passeio é o fator de maior influência sobre a mobilidade a pé.
Para a mobilidade na área central, o conceito geral da proposta visa reduzir e controlar a circulação dos modos motorizados a fim de priorizar os modos não motorizados, sobretudo a pé, na área de maior concentração de atividades comerciais da cidade.