Pontos turísticos dos dois estados brasileiros

Jardim Botânico de Curitiba, famoso e tradicional ponto turístico da capital
Jardim Botânico de Curitiba, famoso e tradicional ponto turístico da capital

Praias belas, natureza exuberante e boas opções de entretenimento fazem de Florianópolis uma das cidades mais legais de se visitar de todo o Brasil. A orla da Lagoa da Conceição, no sul da ilha, concentra agradáveis bares, restaurantes e cafés. Na Barra da Lagoa, de frente ao mar, mirantes permitem uma vista privilegiada da cidade.
Também no sul ficam as praias da Joaquina, Campeche e Armação, além da simpática Matadeiro. Todas são boas opções para um refrescante banho de mar – embora um pouco gelado nessa época do ano.
O mesmo ocorre na vizinha Bombinhas, distante cerca de 80 km de Florianópolis. A cidade permite deixar de lado o agito e se mostra bastante pacata nos meses de baixa temporada, como agora. O contraste é gritante em relação ao verão, quando as praias lotam.
De Bombinhas, partimos para a pequena São Bento do Sul. O município mantém vários vestígios da Colônia Dona Francisca, formada por imigrantes alemães e austríacos no fim do século 19. Uma delas, a Casa Eichendorf, é tombada pelo patrimônio histórico nacional.
Reconhecida por ter um dos portos mais movimentados do país, Paranaguá, com cerca de 150 mil habitantes, guarda um pedaço da história do Brasil. É a cidade mais antiga do Paraná (foi fundada em 1648) e se destaca pelo belo casario antigo do centro histórico, às margens do rio Itiberê.
Entre eles está a primeira edificação do Paraná ainda de pé. Trata-se da igreja de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção começou em 1571, antes mesmo da fundação da cidade. Apesar das muitas obras de ampliação e das reformas pelas quais passou, o prédio conserva o ar de simplicidade.
Também vale uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, no edifício que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado no século 18. Aberto de terça a domingo, das 8h às 20h, guarda um acervo de mais de 70 mil peças que contam a história do Estado e do País.
Curitiba além dos famosos e tradicionais pontos turísticos da capital, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, vale visitar a feira do Largo da Ordem, que ocorre todo domingo no centro antigo e leva às ruas uma parte importante da cultura do Estado. Com música ao ar livre e muitas barracas que vendem artigos locais, temperos e até bebidas como cachaças e vinhos do Paraná, a feirinha é uma ótima opção para aproveitar os dias frios, mas com sol. É recomendável chegar cedo, pois as barracas ficam montadas até as 14 horas. Na mesma rua onde ocorre a feira há espaços culturais como o Memorial de Curitiba, aberto de terça a domingo, e o Solar do Rosário, que funciona todos os dias. O primeiro, palco de exposições e apresentações de teatro e dança, tem entrada gratuita. Já o Solar do Rosário é uma galeria de arte, que reúne quadros de artistas locais e abriga uma agradável cafeteria com mesinhas dispostas ao ar livre.