Pesquisa revela dores que brasileiros mais sentem

Sintomas podem causar irritabilidade e prejudicar atividades do dia a dia

Quando tensionamos o músculo por muito tempo permanecendo em postura inadequada agrava dor na coluna texto:  Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação
Quando tensionamos o músculo por muito tempo permanecendo em postura inadequada agrava dor na coluna
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação

O estresse decorrente da vida corrida, do excesso de trabalho e de estudos causa dores físicas. Isso é o que indica pesquisa realizada pelo Ibope Conecta em parceria com a Advil. No estudo, que mostra as dores que os brasileiros mais sentem, a dor de cabeça é apontada por 78% dos entrevistados como a que tiveram pelo menos uma vez nos últimos três meses. Em seguida, 63% relatam dor nas costas e 61% dores musculares em outras partes do corpo. O levantamento traz ainda as causas e como as dores influenciam o dia a dia.
“O estresse emocional é o principal fator para o aparecimento ou o agravamento das dores. Outra situação é quando tensionamos os músculos por muito tempo, permanecendo em postura inadequada. A má postura ocorre na ergonomia de trabalho, na posição em que se fica para digitar, no uso frequente e contínuo de celular.” – enumera Silvio Figueira Antonio, presidente da Comissão de Coluna Vertebral da Associação Brasileira de Reumatologia.
Ele afirma que quando as dores aparecem com frequência e impossibilitam atividades cotidianas, deve-se procurar um médico.
“A dor é um sintoma desagradável que a pessoa quer abolir o mais rápido possível. Mas a automedicação não deve ser estimulada. Dores não acompanhadas de outros sintomas (como febre ou perda de peso) podem se resolver espontaneamente, sem medicamento. Às vezes, só o repouso pode aliviar – diz o médico.
A psicóloga Paula Emerick acrescenta que o ditado “mente sã, corpo são” tem embasamento científico.
“Há relações entre emoções e doenças físicas. Se a situação não for verificada, pode se agravar. Sugere-se que se exercite, alimente-se bem e tenha relações saudáveis. Horas em boas companhias são maneiras de garantir qualidade de vida.” – opina Paula.

10-estresse

dicas do fisioterapeuta

Em movimento: o fisioterapeuta Sandro Raad indica que se pratiquem exercícios físicos que estimulem a correção postural, como a reeducação postural global (RPG). Para ele, esse é o método ideal, já que desenvolve o alinhamento postural, reequilibrando a musculatura que dá estabilidade e firmeza à postura. O RPG, indicado para todas as idades, age na prevenção de efeitos da má postura e em dores causadas por problemas traumáticos, articulares e respiratórios.

Sintoma: o fisioterapeuta afirma que a cadeira do escritório deve ter encosto alto, apoio para os braços e estar na mesma altura do teclado. A coluna deve estar completamente apoiada o tempo inteiro, inclusive a curvatura lombar. Ao realizar o movimento do mouse, o ideal é mover todo braço e não só o punho. Já a lesão por esforço repetitivo, causada por uso prolongado e excessivo de uma ferramenta, como o teclado, a dica é pausar o uso periodicamente para descansar a musculatura do movimento. Durante o trabalho, o ideal é parar de hora em hora para alongar a coluna com um intervalo de cinco a dez minutos.

Graus de intensidade: alguns pacientes apresentam a mania e a depressão no mesmo grau de intensidade (bipolar tipo 1). Outros podem ter quadros de euforia mais leves (bipolar tipo 2).

Alongamento: uma das dicas do profissional é juntar as mãos e tentar alcançar o teto. Sinta alongar os braços, as costas e a coluna. Em outro alongamento, estique o braço e mão horizontalmente. Com a mão oposta, segure o dorso da mão esticada e dobre o punho para baixo. Insista no movimento de 10 a 20 segundos. Solte a mão devagar e faça o mesmo com o outro lado. Faça o movimento oposto ao exercício anterior.

10-estresse-2