Pensamentos & Reflexões Ter Esperança

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

A esperança é um sentimento que não temos rédeas para domar e não o descartamos simplesmente quando achamos prudente. Ela é fundamental e é uma característica humana de sempre poder recomeçar.
Diante deste mundo, das crises em diversos setores, a esperança suscita em nós que é possível haver uma saída, um novo jeito e quem sabe uma transformação. Esta concepção é importante também para os educadores e pais. Quando você fala com os pais, professores, diretores de escola, muitas vezes dizem: “eu não sei mais o que fazer, já tentei tudo”. Claro que isso é dito num momento de desesperança, de baixo astral. Mas logo em seguida a própria pessoa que afirma isso encontra dentro de si esperança.
A esperança não se confunde com braços cruzados, tampouco com acomodação, pois a partir do momento em que temos objetivos e sonhos, nutrimos a nossa existência e quando a pessoa perde a esperança ela perde a si mesma, ela morre!
Para Nietzsche em seu livro ‘Humano, Demasiado Humano’, afirma que a esperança é o pior dos males no ser humano, pois ela se refere a uma expectativa de um futuro incerto, e por isso é enganosa.
Acontece que ter esperança nos mantêm vivos e cumpre melhor o seu papel quando ancorada à realidade, sem se enganar, motiva sem iludir e que tenha bases sólidas nas responsabilidades das escolhas.