Pensamentos & Reflexões O Desapego faz bem à saúde?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O desapego é a habilidade de não apegar-se a algo ou a alguém, entendendo a natureza das posses e das relações. Outra forma de entender o apego é pensar nas maneiras de dependência. A dependência de uma substância como nicotina, álcool além de outras drogas ou jogos traz às pessoas apenas resultados e conse-
quências negativas. Do mesmo modo que uma pessoa consegue se livrar de certo vício, pode aprender a se desapegar em outras áreas, como nas relações amorosas doentias em que a co-dependência faz-se desastrosa.
Com relação ao apego às pessoas, devemos notar que ao dizermos: “esta é minha namorada” ou “este é meu marido”, estamos dizendo algo comum. Entretanto, a outra pessoa não é posse minha é alguém que convive comigo, que compartilha momentos e situações, mas não pertence a mim, ou seja, ela tem vontades e desejos que são dela e, em última instância, liberdade para agir do jeito que considerar melhor.
O apego excessivo pode trazer doenças físicas ou emocionais. Se pensarmos, por exemplo, no ciúme como uma forma de apego, veremos que a insegurança, a ansiedade e o medo correlacionados podem ser patológicos, causando a longo prazo doenças mentais. Praticar o desapego é compreender melhor a qualidade das relações humanas, entender e analisar as reais necessidades dos objetos que almejamos do pertencimento social, e do que realmente nos fazem bem e felizes!