Pedofilia é tema de ‘Spotlight’

Jornalistas investigam padres da igreja Católica

Atores como Michael Keaton e Mark Ruffalo estrelam no longa Foto: divulgação
Atores como Michael Keaton e Mark Ruffalo estrelam no longa
Foto: divulgação

Mais uma estreia promete incitar polêmica com o filme ‘Spotlight – Segredos Revelados’. A Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA elegeu Spotlight o melhor filme de 2015 em uma das avaliações consideradas termômetros do Oscar, que acontece em 28 de fevereiro. O corpo de jurados é formado por 53 críticos de todo o país. O longa-metragem estreou ontem (7) no Brasil.
O drama também rendeu como melhor filme na avaliação da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, divulgada no mês passado. Na categoria, a produção também é indicada ao Globo de Ouro, cuja premiação acontece amanhã, dia 10.
Dirigido por Tom McCarthy e baseado em uma história real, o filme narra a investigação feita por um grupo de jornalistas de Boston sobre casos de abuso de crianças envolvendo padres católicos. No elenco, estão nomes de peso como Michael Keaton, Mark
Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Stanley Tucci, Billy Crudup e John Slattery.
O drama recebeu três indicações a Globo de Ouro por melhor filme dramático, diretor e roteiro. No longa, consta que durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo episódio, transformando-se em um dos grandes escândalos da igreja Católica.
Um dos vários méritos de Spotlight, segundo a crítica, é não tentar suavizar a natureza dos crimes para evitar chocar o público. O longa escrito por McCarthy e Josh Singer faz questão de descrever exatamente o que acontecia atrás da sacristia, além da proteção oferecida pelo Vaticano aos pedófilos.
Os sobreviventes aos ataques sexuais são atores de rostos desconhecidos. Medida acertada pelo diretor que leva o espectador a perceber que qualquer um poderia ter sido molestado por padres.
Aliás, a contraposição entre os bastidores corrompidos da Igreja e a determinação dos jornalistas é exposta através do design de produção e da fotografia, que trazem os ambientes ocupados por padres, bispos, cardeais e outras figuras poderosas que os protegem como espaços escuros e dominados por paredes e chão de madeira nobre. Já a Redação do ‘Boston Globe’ é apresentada como um ambiente bem iluminado, dominado pelo branco.