Parlamento debate com Marco Vinholi plano de retomada ao desenvolvimento econômico

06 - Parlamento debate a retomada

Encontro ocorreu em ambiente virtual e contou com a participação do deputado Rogério Nogueira

A Associação de Vereadores do Parlamento Metropolitano da RMC debateu na noite da segunda-feira (25), com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, a “Retomada do Desenvolvimento Econômico e Plano Regionalizado de Enfrentamento ao Coronavírus na RMC”. O Encontro ocorrido em ambiente virtual foi mediado pelo presidente da Associação, Hélio Ribeiro (Indaiatuba), e teve como facilitador o deputado estadual Rogério Nogueira. Participaram do Encontro vereadores e presidentes de Câmara dos 21 Municípios que compõem a RMC.
“Dada a importância dos nossos Municípios, as decisões de enfrentamento à Covid-19 precisam ser feitas em conjunto. Questões como a retomada das atividades econômicas e sociais em territórios da RMC precisam ser debatidas entre os vereadores, que geralmente são os primeiros a ouvir a população. A abertura para este diálogo com o secretário surgiu na sexta-feira (22) durante reunião remota sugerida pelo presidente da Câmara de Campinas, Marcos Bernardelli. Posso garantir que foi uma oportunidade ímpar para todos nós, vereadores e presidentes de Câmara”, afirma Hélio Ribeiro.
Participaram do Encontro da segunda-feira (25), além do vereador Hélio Ribeiro, os vereadores e presidentes de Câmara Élcio Amâncio (Cosmópolis), John Lenon (Hortolândia), Ailton Fumachi (Itatiba), Walter Tozzi e Afonso Lopes da Silva (Jaguariúna), Waltinho Assis (Monte Mor), Felipe Sanches (Santa Bárbara D’Oeste), Willian Souza (Sumaré) e Dalva Berto (Valinhos).
Em comum, os legisladores manifestaram preocupação com aportes aos Sistemas de Saúde, dificuldade na aquisição de equipamentos, queda na arrecadação em seus municípios e a necessidade de um programa de retomada da economia que leve em conta a particularidade de cada cidade.
Em Itatiba, Fumachi relatou que a queda na arrecadação é uma das preocupações. Valter Tozzi (Jaguariúna) também sinalizou que a redução no ICMS já é uma realidade. Na Câmara de Hortolândia, a dificuldade em obter equipamentos é um ponto que carece de intermediação política, segundo John Lenon.
Entre os setores impactados pela crise econômica, um dos mais problemáticos é o de transporte escolar, segundo Dalva Berto (Valinhos).
O contágio entre as pessoas que vivem nas periferias foi alertado pelo presidente da Câmara de Sumaré, Willian Souza. Já o avanço da doença pelo interior merece atenção, de acordo com Waltinho Assis (Monte Mor).
Comerciantes de Cosmópolis cobram um plano de reabertura, segundo o presidente Élcio Amâncio. Já Felipe Sanchez (Santa Bárbara D’Oeste) relatou a situação difícil pela qual passam os pequenos empreendedores.
Vinholi ouviu atentamente as questões apresentadas pelos vereadores e respondeu a cada uma delas.
“Saio desta reunião com lição de casa, com destaque para debatermos o CROS regional, lembrando que darei um feedback da reunião que impacta o ICMS das empresas de tecnologia. Quero agradecer o apoio de todos vocês neste momento da necessidade de muita conscientização quanto ao isolamento social e cumprimentar o envolvimento de vocês neste processo, já que o trabalho do vereador continua sendo muito importante para barrarmos o avanço da doença, uma vez que são vocês que mantêm contato direto e diário com a população”, afirmou o secretário.
O deputado estadual Rogério Nogueira também demonstrou a importância do Encontro, e reforçou que seu mandato está à disposição das demandas regionais. “Estamos sempre à disposição e me comprometo a manter este diálogo sempre aberto, seja com o Vinholi ou o governador”, afirmou o parlamentar.
Ao final, Hélio Ribeiro manifestou a importância da integração regional na busca por saídas para esta que já é maior crise em um século.
“Precisamos de propostas regionalizadas para a volta do crescimento econômico de nossas cidades, tendo em vista as grandes dificuldades que pequenos, médios e até grandes empresários sofrem neste momento com a quarentena. Precisamos mais que isso: ter um plano, construir juntos um modelo de retorno à normalidade, evitar o lockdown, socorrer empresários, testar a população, observar as taxas de UTI, estabilizar as taxas de isolamento social, ocupação de leitos e tantos outros números, em uma série de cálculos matemáticos capazes de construir uma linguagem que alinhe nossas ações e, efetivamente, nos tire dessa guerra travada contra o vírus. Sem diálogo, isso jamais será possível; daí a importância do nosso Encontro”, lembrou Hélio Ribeiro.

Foto Divulgação