Os choques elétricos somaram 622 mortes esse ano no Brasil

07 - cerest-choquenao

 

Foto Divulgação

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba, promove a Campanha ‘Choque Não’ em memória ao Dia ‘D’ da Segurança com Eletricidade, 27 de novembro. A ação é idealizada pelo Ministério da Saúde; Procuradoria Regional do Trabalho 15ª Região e Cerest de Indaiatuba, e visa informar a população sobre os riscos com a rede elétrica.
No dia 27 a partir das 7h serão feitas três palestras com orientações de segurança elétrica uma na Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente outra na Secretaria de Obras e Vias Públicas e outra na área da Construção Civil em uma empresa da cidade, as palestras são direcionadas aos servidores e colaboradores.
Este ano no Brasil, os choques elétricos somaram 622 mortes, apenas no Nordeste foram 258, a região com maior número, ou seja, por dia, quase duas pessoas são mortas por choque em todo o país. Na estatística estadual, 38 mortes foram por choque elétrico. Analisando o ranking nacional de mortes por choques elétricos, o Ceará se encontrou na 4ª posição, atrás apenas de São Paulo, Bahia e Pernambuco.
Para ter mais informações sobre os cuidados com acidentes elétricos acesse: www.guardiaodavida.com.br; https://www.elektro.com.br/sustentabilidade/seguranca-com-a-populacao e https://www.eneldistribuicaosp.com.br/para-seu-negocio/dicas-de-seguran%C3%A7a.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES

• Casa: não mude a chave ‘verão/inverno’ com o chuveiro ligado, dá choque e pode ser fatal. Nunca deixe fios desencapados. Além do risco de choque, pode provocar um incêndio. Deixe ligados na tomada apenas os aparelhos necessários.

• Pintura: seguro, mesmo, é trabalhar longe da rede elétrica. Cabo extensor de pintura tem que ficar longe da rede elétrica porque, mesmo sem encostar, é um grande risco de choques, queimaduras e até morte. Cuidado também quando for trabalhar em lajes, telhados ou segundo e terceiro pavimentos.
Se houver fios elétricos por perto, tenha cuidado redobrado com cabo extensor de pintura e todo equipamento com partes metálicas.

• Poda de árvores: não faça poda de árvores próximas à rede elétrica. Um choque pode ser fatal.
Só profissionais habilitados e capacitados podem fazer podas em árvores. Não esqueça: a responsabilidade pela poda de árvores é sempre da Prefeitura. Chame sua distribuidora de energia caso tenha galhos perto de fiação.

• Comunidade: ligação clandestina de energia, o famoso ‘gato’, é crime. Converse com seus vizinhos e denuncie irregularidades. Irregularidades podem causar choques, curtos-circuitos e incêndios.

• Agricultura: atenção ao passar com o trator perto da rede elétrica porque, em caso de colisão, um choque pode ser fatal. Torres, postes e os cabos de aço que prendem os postes ao chão são um risco para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento. Na irrigação, nunca direcione os jatos para a rede elétrica. Cuidado ao manobrar qualquer tipo de equipamento com as hastes levantadas. Elas não devem atingir os fios! Isso pode causar acidentes graves.

• Construção: cuidado com canos e outros materiais. Ao manobrar caminhões com betoneiras, guindastes, caçambas, peça ajuda. A falta de atenção pode causar acidentes. Barras de ferro ou réguas de alumínio são um perigo se tiver rede elétrica por perto. A posição dos andaimes também exige de atenção para que eles não esbarrem nos fios elétricos.

• Pipa: pipa perto da rede elétrica é muito perigoso: se ela enroscar nos fios, pode ser fatal. O cerol na pipa é um perigo. Ele pode cortar os fios da rede elétrica, além de ser condutor de eletricidade. Empinar pipa só em parques, campos de futebol, praças ou outros lugares longe dos fios. A queda de fios elétricos também pode causar problemas.