OMS aponta cuidados umidade do ar

Umidificar o ambiente é uma das dicas

O verão costuma ser a estação mais quente, porém estamos na primavera e o aumento nos termômetros tem sido significativo, principalmente na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Campinas decretou estado de emergência na tarde de segunda-feira (13), quando os termômetros atingiram temperatura acima de 36º C e umidade relativa do ar de 11,9%. A expectativa é de que chova nos próximos dias, para a melhora na umidade do ar.
Em Indaiatuba, segundo o ClimaTempo, a previsão para hoje e amanhã é de mínima 24º e máxima 38º, sol com algumas nuvens e não chove.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é possível acompanhar pelo site www.ciiagro.org.br/ema/minutos a atualização a cada 20 minutos dos dados da estação meteorológica instalada no Paço Municipal. O equipamento pertence ao Instituto Agronômico de Campinas e é usado como parâmetro pela Defesa Civil. O equipamento passou por manutenção por parte do IAC e retornou a operação na terça-feira (14). Conforme regra, se a umidade fica entre 20 e 30%, é decretado estado de atenção; de 12% a 20% é alerta e abaixo de 12% é emergência.
A OMS orienta durante o período de calor: evitar atividades físicas entre 10h e 17h, praticar exercícios sem exageros; ingerir bastante água, proteger-se do sol, usar protetor solar e hidratantes; optar por uma alimentação saudável, tomar medidas preventivas como umidificar os ambientes através de vaporizadores, toalhas úmidas ou bacias com água, principalmente no quarto, ao dormir; evitar aglomerações; lavar nariz e olhos com soro fisiológico; evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado e não provocar queimadas.
A Secretaria Estadual de Saúde informa que, com o tempo seco, aumenta o risco de doenças respiratórias, como asma, enfisemas e bronquite. Também pode surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. Crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são os mais afetados por este conjunto.