Incentiva a população a se manifestar como doador na campanha ‘AVISE SUA FAMÍLIA AGORA!’

No dia 27 de setembro, na Câmara de Indaiatuba, aconteceu a cerimônia de abertura da 21ª Campanha de Doação de Órgãos, e celebrou o Dia Nacional do Doador de Órgãos.
Quatro famílias de doadores foram homenageadas por transplantados da cidade, que simbolicamente os agradeceram pelo gesto de salvar tantas vidas, apesar da dor da perda. As famílias de Donizete Lima Ramos dos Santos, Edson José de Oliveira, José Roberto Gomes e João Carlos Ribeiro de Azevedo estiveram presentes para receber o carinho, respeito e agradecimento de todos. Foram lembrados e homenageados familiares dos doadores recentes da cidade, os jovens Thais Santos Pinto e Luiz Ricardo Gonçalves Lopes.
Durante a cerimônia o Gestor Operacional do Instituto Gabriel, Bruno Cesar Ferreira, falou sobre a ‘Cultura de Doar’ e desafiou a plateia, lançando a campanha ‘Avise sua Família Agora’, onde os presentes gravaram áudios em seus grupos familiares no WhatsApp, avisando sobre sua decisão de ser doador (a). O mesmo se repetiu no dia seguinte (28/9) durante a campanha no Polo Shopping Indaiatuba onde voluntários convidaram a população presente a fazer o mesmo. Estima-se que centenas de pessoas foram atingidas somente nessas duas abordagens! As imagens e os vídeos das pessoas enviando o áudio aos grupos familiares, já estão disponíveis nas redes sociais do Instituto Gabriel no facebook, @institutogabrieloficial e no instagram @instituto.gabriel com a hashtag #mandaumaudio.
Quem quiser participar da ação, ainda dá tempo. É só fazer o mesmo, gravar o áudio, e um vídeo de 5 segundos da própria gravação, publicar em seu Storie no Instagram com a hashtag #MandaUmÁudio e marcar com @instituto.gabriel para obter mais visibilidade na rede.
Os fundadores do Instituto, Maria Inês e Valdir de Carvalho ficaram emocionados com a receptividade da campanha “e com a resposta rápida de familiares, que não só apoiavam a decisão, mas gravaram novos áudios para suas respectivas famílias”, declararam.
A campanha continua por todo o ano e o objetivo é reduzir na cidade, a negativa de familiares no momento da abordagem da equipe da CIDHOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. No país, a média de negativa das famílias em autorizar a doação ainda é alta, 43%.
No ano de 2019 foram realizadas quatro doações na cidade até o dia 26 de setembro, número superior a 2018 que foi de duas doações. Isso significa que mais pessoas puderam sair da angustiante fila de espera no Estado de São Paulo. Levando-se em consideração a média de captação, cerca de 30 pessoas puderam receber o esperado transplante, a partir dessas captações na cidade.
Segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo, 53 pessoas estavam na fila de transplante no mês de agosto em Indaiatuba. São 40 pessoas esperando por um rim, nove por córneas, dois por pâncreas/rim, uma para fígado e uma para pulmão.
O Instituto Gabriel registrou também a presença na cerimônia da Câmara, os munícipes Luane Grotto que aguarda sua vez na fila de espera por um pulmão e Renato Rochenbach que aguarda por transplante de medula óssea.
Para receber sua Certidão de Renascimento, o Instituto Gabriel convidou os transplantados de rim, Jackson Sampaio Lopes, Josiane Regina Silva Brollo, Maria Aparecida da Silva Dutra e de fígado, Regiane de Cássia Slemer Aragão, Kely Samara Teles e João Batista Rodrigues.
Na Ação em parceria com o Polo Shopping Indaiatuba foram realizados 200 testes de glicemia, cerca de 400 aferições de pressão arterial e todos receberam folhetos informativos a respeito de doação de órgãos, medula e sangue. Além disso, dezenas de pessoas atualizaram seus dados no cadastro no Redome – Registro de Doador de Medula junto ao Inca – Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.
Foram parceiros na Ação, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil, #Juntos, Faculdade Anhanguera, Prefeitura de Indaiatuba, Rotary Club de Indaiatuba e o apoio precioso dos voluntários do Instituto Gabriel.