O lado turístico da força

Disney anuncia área temática da série de Lucas

Enquanto o parque temático não sai do papel,  personagens da série percorrem o Hollywood Studios, tirando fotos com os fãs Foto: divulgação
Enquanto o parque temático não sai do papel, personagens da série percorrem o Hollywood Studios, tirando fotos com os fãs
Foto: divulgação

Está sendo um bom ano para os fãs de Star Wars. Em agosto, a Disney anunciou que os parques de Anaheim, na Califórnia, e de Orlando, na Flórida, terão uma área temática sobre a série de George Lucas – embora sem data de abertura. Esta semana, foi divulgado que um museu com a coleção particular do cineasta será construído em Chicago, com inauguração prevista em 2019. Agora, depois de um hiato de dez anos desde o último filme, A Vingança dos Sith, a divulgação do trailer do episódio 7, O Despertar da Força, deixou os fãs ansiosos.
Voltam Han Solo (Harrison Ford) e Princesa Leia (Carrie Fisher),
stormtroopers e lutas cheias de explosão em paisagens espetaculares.
Enquanto o filme não entra em cartaz (a estreia no Brasil será em 17 de dezembro), é possível embarcar na história Luke Skywalker e Darth Vader em exposições, atrações e até nos cenários onde foram gravados alguns dos episódios. Prepare seu sabre de luz e caia na estrada.

Para se sentir
como um Jedi
Enquanto o parque temático de Star Wars da Disney não sai do papel, o jeito é se contentar com o que já existe. Na Disneyworld (disneyworld.disney.go.com) de Orlando, personagens da série percorrem o Hollywood Studios, tirando fotos com os fãs, de sexta-feira a domingo. E é possível se sentir dentro dos filmes na atração Star Wars – The Adventure Continues, onde o visitante embarca em uma nave interestelar para uma aventura 3D. São mais de 50 combinações de histórias diferentes – há uma atração igualzinha no parque de Anaheim, na Califórnia.
Outro parque repleto de personagens da Força e do Império é o Legoland (legoland.com), com sete unidades, incluindo Flórida, Califórnia e Inglaterra. Na Miniland dos parques, é possível ver a reprodução de sete cenas dos seis filmes da saga feitas com 1,5 milhão de pecinhas de Lego.

TUNÍSIA e ABU DABI
O planeta Tatooine é fundamental no universo de Star Wars. É lá, onde cresceram Anakin e Luke Skywalker, que se passa boa parte da saga criada por George Lucas. Tatooine, contudo, está mais perto do que se pode imaginar, aqui mesmo na Terra. Quatro dos filmes tiveram as cenas do planeta gravadas no sul da Tunísia, no deserto do Saara – incluindo o que deu origem à série, em 1977. Os fãs vão logo identificar Mos Espa, a cidade portuária de casas brancas e arredondadas em meio ao chão de areia batida. A estrutura construída para as gravações continuam ali – só faltam os alienígenas.
Não é a única locação de Guerra nas Estrelas no país. Pertinho do cenário de Mos Espa está Chott el-Gharsa, lago salgado em que cenas de A Ameaça Fantasma e O Ataque dos Clones foram gravados. Um dos lugares mais divertidos de visitar é o Hotel Sidi Driss, em Matmata. As casas trogloditas, cavadas na rocha e usadas como habitação ainda nos dias de hoje, são as mesmas da infância de Luke Skywalker. No hotel onde foram gravadas diversas cenas é possível conferir um álbum com fotos da época, visitar cômodos e comer uma refeição típica.
Antes de viajar para a Tunísia, é bom verificar as recomendações de sites como o Travel Alerts (bit.ly/alertatunisia), dos Estados Unidos. No momento, ele avisa para ter cautela, já que houve ataques recentes em áreas turísticas.
Embora sem muitos detalhes, sabe-se também que o deserto de Abu Dabi foi usado como locação para O Despertar da Força, que aparece em diversos momentos do trailer. Mas, ao contrário da Tunísia, os sets ali foram desmontados e guardados em um depósito. Quem for à cidade terá de se contentar com um tour tradicional.
Quem se interessar em buscar outras locações da série pode conferir a lista do site GoEuro (bit.ly/locacaoestrelas), que listou 31 lugares por ordem de importância para os fãs da série.

ÍCONES BEM DE PERTO
Escolha em que lado da Força você está e crie seu próprio personagem de Guerra nas Estrelas. Na exposição Star Wars Identities (starwarsidentities.com), o visitante não apenas pode ver de perto 200 itens originais da coleção pessoal de George Lucas – figurinos, desenhos, naves e personagens, como Mestre Yoda, Chewbacca e outros -, e também participa respondendo a questões a cada etapa da mostra, até optar, no final, se lutará ao lado do bem ou do mal.
A mostra encerra sua temporada em Colônia, na Alemanha, em 17 de novembro, e será remontada em Viena, na Áustria, onde fica de 18 de dezembro a abril de 2016. Mas ainda não se sabe se desembarcará no Brasil.
Outro lugar repleto de objetos do filme é o Rancho Obi-Wan (ranchoobiwan.org), em Petaluma, ao norte de São Francisco, na Califórnia. O colecionador Steve Sansweet reuniu mais de 300 mil itens em uma antiga granja de 828 metros quadrados, como máscaras, brinquedos e action figures. O próprio Steve conduz os visitantes – o tour dura cerca de 2 horas e custa US$ 60.
Mas o melhor lugar para tirar uma selfie com seu personagem favorito são as unidades de Londres e Berlim do museu de cera Madame Tussauds
(madametussauds.com). Na Alemanha, o espaço dedicado à saga foi ampliado este ano e, nas duas capitais, é possível passear por cenas reproduzidas dos filmes.