O Candidato Honesto

Filme nacional faz sátiras das Eleições 2014

A grande estreia de ontem (2) ficou por conta de O candidato Honesto, filme nacional sobre as eleições no Brasil.
João Ernesto Praxedes (Leandro Hassum) é um político deliberadamente corrupto e candidato à presidência da República. Ele está no segundo turno das eleições, à frente nas pesquisas, quando recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir. O problema é descobrir como é possível vencer uma eleição dizendo apenas a verdade.
A três dias da eleição, o longa vem para as salas de cinema usando referências a casos de corrupção que foram manchetes dos jornais brasileiros.
Para viver João Ernesto, o candidato da história, o ator Leandro Hassum viu vídeos de discursos de vários políticos, que vão desde Adolf Hitler até mesmo Luiz Inácio Lula da Silva. O ator espera que o filme ajude os eleitores brasileiros a votar conscientemente.
“Os nossos políticos nos dão motivos diariamente. É difícil não fazer um filme com frescor. A vontade é de ter uma continuação agora mesmo, só com as coisas que aconteceram de maio, quando filmamos, para cá. Como esse maluco que fez a gente esperar para dizer que não ia falar. Isso é piada, é fazer a gente de palhaço”, comenta Hassum em sua pré-estreia, fazendo referência ao depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da estatal.