Novos motores usam sistemas elétricos

O primeiro a chegar foi o 2.0 a diesel, na nova geração do Classe E fotos: divulgação
O primeiro a chegar foi o 2.0 a diesel, na nova geração do Classe E
fotos: divulgação

Em tempos de regras sobre emissões de poluentes cada vez mais rígidas, especialmente nos EUA e na Europa, desenvolver motores mais eficientes é prioridade. A Mercedes-Benz divulgou detalhes sobre uma nova linha de quatro propulsores com tecnologias para reduzir o nível de poluição gerado por seus veículos. Todos estarão nos automóveis até 2017.
São dois a gasolina e dois a diesel. Esses propulsores usam uma nova arquitetura modular, que prevê motores sempre com 500 cm3 por cilindro. Assim, os quatro cilindros têm 2 litros e os de seis são 3.0.
Uma das novidades é que os motores maiores abandonam a configuração em V após quase 20 anos. Agora, passam a ser em linha, como os da rival BMW.
O primeiro a chegar foi o 2.0 a diesel, na nova geração do Classe E, que acaba de chegar ao Brasil (mas sem esse propulsor) A cereja do bolo, porém, é o 3.0 a gasolina, que estreará no Classe S 2017.
Com 410 cv e 51 mkgf, o seis-cilindros tem sistema elétrico de 48 volts para alimentar os dispositivos que mais consomem energia, como a bomba d’água e o compressor do ar-condicionado. Isso tira do motor a combustão a função de gerar energia para esses componentes.
Além de diminuir o esforço do propulsor, eliminar as correias ajuda a reduzir seu tamanho, algo importante em propulsores com cilindros dispostos em linha.
A tensão mais alta atua também no sistema de freios regenerativos e em um recurso chamado ISG, que integra alternador e motor de partida. Ele alimenta os sistemas comuns do carro, convertendo os 48 volts para 12 volts e energizando cabine, faróis e lanternas, por exemplo.
Além disso, também fornece energia ao compressor elétrico, outro ponto alto do novo motor. Chamado pela marca de eZV, esse sistema entra em funcionamento em rotações mais baixas, suprindo o atraso na entrega de força do turbo convencional. Isso se traduz em respostas mais rápidas ao acelerador e cerca de 20 cv extras sempre que necessário.
O novo 3.0 já foi desenvolvido prevendo uso em um futuro conjunto híbrido, acoplado a um motor elétrico.
Como comparação, o atual V6 a gasolina rende 333 cv e não traz nenhum sistema de auxílio elétrico integrado.

FAMÍLIA
Os outros dois novos propulsores da Mercedes-Benz têm tecnologias semelhantes. O 2.0 turbo a gasolina gera 270 cv. Já o 3.0 diesel, também com seis cilindros em linha, rende 313 cv, ante os 258 cv do atual V6 utilizado na linha.

Dois propulsores a gasolina e dois a diesel reduzem o nível de poluição
Dois propulsores a gasolina e dois a diesel reduzem o nível de poluição