Feroz, WRX não tem desafiantes

Subaru reduz preço do sedã 4×4 para R$ 143.900

texto: Por Hairton Ponciano/ae | fotos: divulgação
texto: Por Hairton Ponciano/ae | fotos: divulgação

O WRX é um daqueles carros que, nas ruas, fazem todo mundo torcer o pescoço para olhar. Além de ser relativamente raro, o sedã se impõe pelo visual, que inspira ferocidade. Agora que a Subaru reduziu o preço para R$ 143.900, esse japonês ficou ainda mais sem rivais no mercado e você terá mais chances de encontrá-lo pelo caminho, mas, se estiver na estrada, provavelmente, verá apenas sua traseira. Afinal, estamos falando de um carro com motor 2.0 boxer (com cilindros contrapostos) de 270 cv de potência e 35,7 de torque.
Muitas pessoas torcem o nariz para câmbios CVT, de relações continuamente variáveis, que são comuns em modelos familiares. Mas, no WRX, que aliás é a sigla de World Rally eXperimental (ou rali experimental mundial, em tradução livre), a caixa que simula oito marchas, com ‘trocas’ por meio de borboletas no volante, está longe de decepcionar. Aliás, antes das passagens é como se o sistema desse uma leve segurada na força, para depois despejá-la nas quatro rodas (lembrando que esse Subaru é 4×4).
Conforme dados da fabricante, com esse conjunto o WRX pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h – nada mal para um sedã com 4,58 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre os eixos. Para comparação, são, respectivamente, 6 cm e 5 cm a menos que um Honda Civic.
Combinado ao porta-malas de 460 litros, o sedã da Subaru pode levar cinco pessoas e suas bagagens com tranquilidade.
E, para quem gosta de dirigir, uma boa pedida é utilizar o sistema Si-Drive, acionado por meio de um botão. O dispositivo permite escolher entre os modos de condução Inteligent (econômico), Sport (apimenta as respostas da direção elétrica, motor, câmbio e tração) e Sport Sharp – este é bom demais.
Rivais, mas não muito. Há poucos modelos realmente esportivos à venda no país por menos de R$ 200 mil. E o WRX é o único disponível com carroceria sedã.
Apenas dois hatches se aproximam um pouco do Subaru no quesito veneno e faixa de preço. São eles o Golf GTi, da Volkswagen, e a versão John Cooper Works da Mini.
O primeiro é tabelado a partir de R$ 125.970, mas, para ter alguns dos itens que vêm de série no WRX, como faróis de xenônio e teto solar, seu preço beira os R$ 150 mil. Além disso, o GTi tem motor 2.0 que gera “apenas” 220 cv. A favor está o ótimo câmbio automatizado de seis velocidades e, contra há, entre outros fatores, o porta-malas de 338 litros.
Da Mini, o JCW é um foguetinho de bolso. Seu 2.0 de 231 cv pode acelerá-lo a 246 km/h. Mas esqueça qualquer virtude relacionada a espaço (a não ser a facilidade na hora de encontrar vaga para estacionar).
O bagageiro tem parcos 211 litros e só dá para levar quatro pessoas (os de trás viajarão apertados). Além disso, esse inglês é tabelado a R$ 162.950.

A caixa que simula oito marchas, com “trocas” por meio de borboletas no volante, está longe de decepcionar
A caixa que simula oito marchas, com “trocas” por meio de borboletas no volante, está longe de decepcionar