Novo presidente fala sobre projetos

Roberto Alonso assume a presidência em janeiro

Na quarta-feira (15), no Salão Social do Clube 9, o conselho deliberativo elegeu o presidente e o vice-presidente da diretoria, que assumem o biênio de 2015 / 2016, a partir de janeiro. De duas chapas que disputavam, uma era formada por Marcos Antônio Randi e seu vice Edmilson Natalino Conceição. A outra, de onde saíram os eleitos, era formada por Roberto Appolinário Alonso (‘Betto’) e seu vice Hildebrando Stein Filho.
A eleição acontece de forma indireta. Quem vota para os cargos de presidente e vice é o conselho deliberativo, que por sua vez é escolhido pelos associados do clube. O novo presidente será empossado no primeiro dia de 2015, quando Hélio Roberto Castro ‘Sanã’ dará lugar a ‘Betto’, que é atualmente seu vice-presidente, para dar continuidade aos trabalhos.
Em conversa com a Reportagem, ‘Sanã’ explica que desde 2011, em conjunto com ‘Betto’, foram feitas diversas manutenções preventivas e necessárias em todos os espaços do Clube 9, que estavam parcialmente pa-
radas. “Nos dedicamos ao longo de todo o ano para essas manutenções, mantendo todo o trabalho social e esportivo do clube, da mesma forma. Campeonatos de futebol, bocha, tênis, futsal, parte social e eventos”.
Outra mudança realizada pelos dois foi a substituição do baile de aniversário do clube, que deu lugar à festa de aniversário, com associados. A festa acontece no dia 9, e segue de manhã até o fim da tarde, com uma série de atividades para todas as idades, que envolvem música, esportes, atividades para as crianças e também conta com uma praça de alimentação, na qual o clube subsidia chopp e espetinho ao custo de R$ 1 cada. “Tínhamos apenas o salão social antigo, porém mantivemos todos os eventos e criamos novos, como o baile só comportava 250 ou 300 pessoas e o clube tem mais de oito mil associados, queríamos que o evento abrigasse um número maior de sócios em uma festa exclusiva”, explica ‘Sanã’.
Em 2012 foi iniciada a demolição do antigo salão social, que deu lugar à construção de um ambiente maior para fins sociais. A construção, que terminou no fim de 2013, era um objetivo antigo do clube, para atender maiores demandas.
‘Betto’, vice-presidente e futuro presidente do clube, explica que a sua ideia de gestão é dar continuidade ao trabalho já realizado por ‘Sanã’. “Investiremos mais na parte do campo, como a academia, porque a parte social já está praticamente terminada”, conta.
Duas de suas prioridades neste cargo são investimento em estrutura e segurança. “Temos controle manual de associados e quero catracas eletrônicas, além de melhorar a segurança em volta do clube, com mais câmeras”, explica.
Ele fala sobre a necessidade que o clube tem de construir um restaurante novo, que atenda a todos os associados. “Precisamos construir uma nova sauna e os associados da terceira idade estão cobrando uma piscina aquecida para hidroginástica. É um projeto caro, mas que está nos nossos planos”.
A ampliação da academia, que hoje é frequentada por mais de 50% dos sócios do Clube 9, está sendo avaliada. ‘Betto’ fala da possibilidade de criação de um prédio novo e mais adequado para este fim. O futuro presidente cita também a mudança de local do campo de futebol que está separado, para que fique junto aos outros e abra espaço para novas obras no local.
“Temos necessidade de dar continuidade ao projeto de economia de água, visando a sustentabilidade do clube”, informa. A acessibilidade também foi colocada em pauta pelo atual e futuro presidentes. “Nosso terreno não ajuda muito na questão de acessibilidade, mas é algo que precisamos nos comprometer a fazer”.
Para finalizar, ‘Betto’ comenta que seu trabalho na parte social focará em trazer eventos de grande porte para o clube, como é o Baile do Hawaii. “Quero criar mais dois ou três eventos que marquem o clube, que fiquem no calendário oficial e sejam para toda a cidade, não só para associados”, finaliza.