DIALOGANDO SOBRE: O OUTRO LADO DA DEPRESSÃO

Ana Laura Moraes
Psicóloga
CRP 06/90890

Sempre se imaginou uma pessoa deprimida como aquela que quase não sai de casa, chora constantemente e, às vezes, sem motivo aparente, carrega uma expressão triste e a imagem de alguém que não cuida de sua aparência. Mas a depressão pode aparecer não só como apatia e tristeza, mas como irritabilidade.
Os principais sinais são: mau humor, falta de paciência, baixa tolerância, desatenção, inquietude, dores físicas, oscilação de humor, explosões de raiva, insatisfação.
São pessoas que cumprem suas tarefas do cotidiano, porém de forma negativa e sem significado; reclamam de tudo constantemente, como se nada estivesse bom ou favorável.
Suas relações ficam marcadas pela insatisfação e a comunicação acontece em um tom agressivo ou indiferente, além de estarem sempre se queixando de dores e da falta de solução para seus problemas.
A questão mais importante é, se esses sintomas estão aparecendo, isso significa que há algo que não está em harmonia em sua vida, serve como um indicador de que não está mais suportando os conflitos.
Desta forma, a psicoterapia é indicada, a fim de promover a percepção e compreensão dos conflitos internos do paciente, tornando possível seu desenvolvimento emocional.
Encontre o texto completo em: http://www.clinicaraia.com.br/blog/