Novo Coronavírus passa de 500 mil casos na Europa

No continente europeu, foram registrados mais de 500 mil casos de contágio do novo Coronavírus, de acordo com a AFP. São mais de 34 mil mortos na região, principalmente na Itália e Espanha. Documentos mostram que os governos da União Europeia podem ter piorado a situação de falta de máscaras e equipamentos médicos superestimando suas respectivas capacidades de resposta. Os países membros perceberam a gravidade do Covid-19 em março e, ao invés de se concentrarem em ações conjuntas, muitos recorreram a medidas protecionistas, levantando barreiras comerciais para impedir a exportação de equipamentos médicos para seus vizinhos. A Espanha já teve mais de 110 mil confirmações de infecção pelo novo Coronavírus e mais de 10 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Desde 14 de março, os espanhóis enfrentam estritas regras de confinamento, o que provocou uma retração da atividade econômica.
O país registrou em março 302.265 novos desempregados, em consequência do impacto da crise de saúde provocada pela pandemia. Este é aumento mais expressivo já registrado nas estatísticas de desemprego, de acordo com a imprensa espanhola. Com 10 mil mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que teve mais vítimas nesta pandemia do Coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou 12,4 mil mortes.
A Europa também concentra as confirmações do Covid-19 e tem até o momento mais de 40% de todos os casos de novo Coronavírus no mundo, segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins. Apenas a Itália, Espanha, Alemanha e França já diagnosticaram mais de 300 mil pessoas.
Em Portugal foi registrado até ontem (2) um total de 209 mortes (mais 22 do que na quarta-feira) e mais de 9 mil casos de infecção (são mais 783 do que no dia anterior), o que corresponde a uma taxa de crescimento de 9,5% dos casos. Os números foram divulgados ontem (2) no novo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). 1.042 pessoas estão internadas e 240 nas UTIs. Lisboa e Porto são os concelhos com mais casos e é na região norte que há mais pessoas infectadas. Há 68 casos de pessoas que estão recuperadas – o número reduzido é explicado por se tratar de uma doença de ‘convalescença lenta’ e por ser preciso dois testes negativos para ser declarado curado – e 4.958 pessoas ainda estão aguardando resultados laboratoriais.
O número de mortes no Reino Unido aumentou em 569 nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim do Departamento de Saúde local. O total de mortos chega a 2.921 pessoas. São 33.718 testes positivos em 163.194 submetidos ao exame para detectar a presença do novo Coronavírus.
Mais de mil pessoas morreram em consequência do Coronavírus na Bélgica, um balanço que dobrou em três dias neste reino europeu de 11,4 milhões de habitantes, anunciaram as Autoridades de Saúde. A Bélgica registrou 1.011 óbitos desde o início da pandemia, com 15.348 casos de contágio.
O Paquistão e também a Alemanha anunciaram o prolongamento das medidas de isolamento. Em território alemão, a medida continua até 19 de abril. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a se isolar depois que seu ministro da Saúde foi diagnosticado com Coronavírus.

 

Foto: Divulgação/Freepik