Nova geração do Fiesta não virá ao Brasil

As boas vendas do Ka e o ruim desempenho do Fiesta Sedan fizeram a Ford desistir de lançar no mercado brasileiro a nova geração do Fiesta, mostrada na Europa. Por ora, a montadora irá concentrar suas atenções no novo Focus, que chega às lojas no fim do ano.
Para o Fiesta brasileiro, haverá apenas uma reestilização, que tem o objetivo de dar aspecto renovado ao carro até que ele passe por outra mudança de geração.
Além disso, os clientes do Fiesta passarão, em algumas faixas de preço, a ser atendidos por versões de topo do Ka. Isso ocorrerá após a chegada do novo Focus, que será maior e mais caro que o atual.
A vida do Fiesta – cuja versão hatch é feita em São Bernardo do Campo (SP) e a sedã, no México – não anda boa no Brasil. O modelo de dois volumes já chegou a figurar entre os dez mais vendidos do país, mas vem perdendo espaço desde a chegada da nova geração do Ka. No ano passado, ele foi o modelo que mais perdeu posições no ranking de vendas de zero-km. Além da concorrência com o hatch menor, o Fiesta também enfrenta um arranhão em sua imagem por causa de problemas com o câmbio automatizado Powershift.
A ausência da nova geração do Fiesta em nosso mercado reforça as má notícias para o país. Ao menos no segmento de entrada, modelos alinhados com os hoje vendidos em países da América do Norte, Europa e Japão não deverão mais ser oferecidos aqui.
Além do Fiesta, também não há planos de trazer os Citroën C3 e Nissan March atualizados. Assim como o Ford, por aqui esses modelos deverão receber soluções ‘à brasileira’.

ECOSPORT SEM ESTEPE
A Ford estuda uma versão sem estepe do Eco para o Brasil no futuro. Ela teria pneus do tipo ‘runflat’, que podem continuar rodando por algum tempo mesmo se forem furados.