SUV Stonic é a grande aposta da Kia Motors

O Stonic será produzido na mesma base do Rio na fábrica da Coreia do Sul
O Stonic será produzido na mesma base do Rio na fábrica da Coreia do Sul

A Kia quer crescer no Brasil em 2018. Com o fim do Inovar-Auto, programa do governo que impôs taxa de 30 pontos percentuais extras de IPI para carros importados, a marca sul-coreana planeja lançar oito modelos no país no ano que vem. O principal será o Stonic, utilitário-esportivo compacto recém-apresentado na Europa.
O modelo utiliza a mesma base do Rio e é a grande aposta da Kia para o mercado europeu, no qual os níveis de exigência em relação ao requinte no acabamento e qualidade são maiores que os oferecidos pelo utilitário KX3. Esta era, até então, a grande promessa da empresa para o Brasil.
Produzido na planta de Sohari, na Coreia do Sul, o Stonic tem 4,14 metros de comprimento. Em relação ao Rio, o modelo é 7 cm mais alto e tem 4,2 cm a mais na distância entre os eixos. Na Europa, o modelo vem com itens como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e frenagem independente nas quatro rodas, por exemplo.

VARIEDADE
Outras novidades prometidas pela Kia para o Brasil são o próprio Rio (nas versões hatch e sedã) e o Stinger. O primeiro é um compacto premium para brigar com Ford Fiesta, Honda Fit e City, além das versões mais caras dos Volkswagen Polo e Virtus e do Fiat Argo, cuja opção sedã será lançada no ano que vem.
O Stinger é um sedã com estilo de cupê. O novo modelo tem medidas semelhantes às do BMW Série 4 Gran Coupe e do Mercedes CLS – 4,83 metros de comprimento e 2,90 metros de entre-eixos. Entre as opções de motor há um 2.0 turbo de 255 cv e um 3.3 V6 de 370 cv.
A tração pode ser na traseira ou integral e o câmbio é automático de oito velocidades.
A marca sul-coreana pretende trazer ainda as atualizações de produtos que já estão à venda no Brasil, como Picanto e Sorento. O sedã Cadenza, cuja importação havia sido interrompida por causa do imposto mais alto, também deve voltar.
O objetivo da empresa é voltar a crescer no país. A Kia espera fechar 2018 com 20 mil unidades vendidas. Se conseguir, serão 13 mil carros a mais que o número estimado para 2017.

2018 Stinger
O novo modelo tem medidas semelhantes às do BMW Série 4

 

 

Texto: Por JOSÉ ANTONIO LEME/agência estado | fotos: divulgação