Notícias de Turismo – Bahia

Foto Pixabay/Divulgação

Não é só sol, praia e axé. A alta temporada em Salvador também é marcada por uma mistura de fé e folia, com algumas de suas festas religiosas mais icônicas. Os festejos começam em 4 de dezembro, com as homenagens à Santa Bárbara, e vão até o Carnaval.

SANTA BÁRBARA – 4/12: Católicos e seguidores do candomblé se vestem de vermelho e participam de uma procissão pelo Centro Histórico para homenagear a santa (Iansã no sincretismo religioso), com direito ao tradicional caruru. De acordo com o antropólogo Ordep Serra, a festa é uma das que mais mantém as suas origens relacionadas ao povo negro soteropolitano.
N.S. DA CONCEIÇÃO – 8/12: Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia é celebrada em um feriado municipal em seu templo localizado no bairro do Comércio. Os festejos contam com um andor com a imagem da santa e de Santa Bárbara, além de um trio elétrico para agitar o público com hinos católicos.
BOM JESUS DOS NAVEGANTES – 31/12: Duas procissões marítimas são realizadas tradicionalmente na Baía de Todos os Santos. A primeira vai do Largo da Boa Viagem, na Cidade Baixa, até a Basílica da Conceição da Praia, no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, centenas de embarcações acompanham a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Bom Jesus dos Navegantes à Boa Viagem.
LAVAGEM DO BONFIM – 11/1: Realizada na segunda quinta-feira do ano, é a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o carnaval. Os devotos caminham da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim. “Quem tem fé, vai a pé”, diz o ditado local, uma referência aos 8km de caminhada. Na chegada, baianas em trajes típicos lavam as escadarias com água de cheiro. A ordem é se vestir de branco, cor de Oxalá, orixá relacionado à criação do mundo.
*Confira restante da programação no site do Jornal Nova Metrópole.