Música contribui no desenvolvimento

Alunos durante aula de musicalização infantil no Berçário do Objetivo
Alunos durante aula de musicalização infantil no Berçário do Objetivo

Desde 2012, todas as escolas públicas e privadas do Brasil têm de oferecer o ensino de música em suas grades curriculares. A finalidade não é somente formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. Além disso, estudos recentes demonstram que a musicalização infantil também contribui para o desenvolvimento das habilidades auditivas e da consciência dos sons da fala, consideradas fundamentais ao desenvolvimento eficaz da linguagem oral e da
alfabetização.
De acordo com Lívia Amstalden Mendes, fonoaudióloga do Colégio Objetivo Indaiatuba, não basta apenas ouvir bem. “Quando o som chega aos ouvidos, ele vai sendo analisado até chegar ao cérebro onde será compreendido. Para a maturação desse processo de análise é necessário a criança receber estímulos que envolvem as habilidades auditivas de atenção ao som, discriminação do som, percepção de diferentes frequên-
cias e duração sonora, além de ritmo. E a música favorece esse processo”, afirma.
As aulas de musicalização infantil no Objetivo Indaiatuba têm início no Berçário e se estendem até o Ensino Fundamental I. “Os benefícios do aprendizado da música são amplos. Trabalhamos a socialização, o contato, a disciplina, a atenção, a coordenação motora e as percepções rítmica e melódica, importantes alicerces para a construção de outros conhecimentos pela criança”, declara Débora de Oliveira Sander, professora de musicalização infantil.