Município atinge meta de vacinação

Ministério da Saúde prorrogou a campanha

Foto Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba alcançou a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Desde o dia 4 de agosto, quando foi iniciada a campanha, até esta segunda-feira (3) 10.768 crianças foram imunizadas contra a Pólio, índice de 97,45%, e 10.701 crianças receberam a vacina contra o sarampo, cobertura de 96,84%. O Ministério da Saúde preconiza que 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos sejam imunizadas contra as duas doenças.
A vacinação em Indaiatuba superou o nível atingido no Estado de São Paulo e no Brasil, cuja cobertura vacinal ficou em 89%. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas faixas etárias de 2, 3 e 4 anos a cobertura vacinal ultrapassou os 100%. Apenas nas crianças de 1 ano a meta ficou abaixo do esperado, com 78,47% de cobertura contra a pólio e 77,49% contra o sarampo.
A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 14 de setembro e as vacinas continuarão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa de Saúde da Família) do município de acordo com os horários de funcionamento das salas de vacina, que podem variar de uma unidade para outra.
Em Indaiatuba a campanha foi intensificada durante todo o mês de agosto. Além das Unidades de Saúde, as vacinas foram disponibilizadas nas feiras livres, na Praça Dom Pedro II aos sábados, na Casa da Amizade e com dois dias “D” de vacinação, realizados nos dias 4 e 18.
O Brasil país tem compromisso internacional para erradicar e eliminar essas doenças. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença.
O sarampo é uma doença exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. Nos últimos anos, foram vivenciados surtos de sarampo no país, e em 2018 já foram confirmados 822 casos, a grande maioria nos Estados de Amazonas e Roraima.