• publicidade

Multimídia tem novas funções

Por Funcionarios AWR
In Veículos
março 10, 2018
0 Comentários
223 Views

Android Auto e CarPlay facilitam uso da central e conectam o celular ao sistema

texto: Por Igor Macário/agência estado | foto: divulgação

Usar uma central multimídia nem sempre é tarefa das mais simples Menus complicados e vários passos para realizar uma só ação podem ser capazes de tirar a paciência de qualquer usuário. A boa notícia é que muitas centrais já vêm com Android Auto e Apple CarPlay instalados – é o chamado espelhamento. Os sistemas operacionais das duas gigantes de tecnologia são bem simples de utilizar e facilitam a vida a bordo.
De série nas centrais multimídia que equipam carros como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o espelhamento pede apenas que o celular seja plugado na entrada USB do veículo. A partir daí, a tela de Android Auto ou CarPlay substitui o sistema de cada marca e oferece funcionalidades próprias.

ANDROID AUTO
O sistema da Google é compatível com qualquer smartphone que rode Android a partir da versão 5.0. Ao conectar o dispositivo na porta USB, o telefone ficará com a tela preta, e o Android Auto aparecerá na central multimídia. O usuário poderá usar comandos de voz para fazer ligações e até responder mensagens de texto.
A barra inferior concentra atalhos para navegador, aplicativos de música, chamadas telefônicas e um botão para voltar à tela inicial. São centenas de aplicativos compatíveis com o sistema, entre tocadores de música, mensageiros, podcasts, navegação por GPS e rádios digitais.
Um dos grandes atrativos do Android Auto é rodar o Waze, recurso não disponível no CarPlay. Ao abrir o aplicativo de mapas na tela do carro, todos os endereços já usados, ou favoritos, estarão disponíveis para navegação, tal qual ficam no telefone.
Para inserir um novo destino, a melhor maneira é usar o comando de voz. O sistema também roda o Google Maps com as mesmas funções.
Na aba de música, o usuário pode escolher entre usar o Google Play Música ou o Spotify. Eles reconhecem as listas de músicas ouvidas no telefone e as reproduzem no carro.

CARPLAY
O sistema da Apple funciona de forma parecida. Basta ligar um iPhone (a partir do 5) na entrada USB para o CarPlay aparecer na tela. Diferentemente da Google, a Apple praticamente repete a tela de início dos telefones na central multimídia. Os ícones são parecidos e o uso é um pouco menos complexo que o do Android Auto.
As funções são semelhantes. No entanto, o CarPlay restringe o aplicativo de mapas e navegação ao Apple Maps.
Já as músicas podem ser tocadas de Spotify, Tidal, Apple Music e Google Play Música.
Há ainda aplicativos de notícias e até compras online, como o da Amazon, que podem ser usados pela tela do carro.
Além das centrais originais dos carros, alguns equipamentos de marcas como Pioneer, JVC e Sony também têm os sistemas instalados.

Deixe uma resposta