Medidas para expandir vacinação nas escolas

Os Ministérios da Educação e da Saúde anunciaram novas medidas no programa “Saúde na Escola”, que promove uma articulação entre as Redes de Ensino do país e as Unidades de Saúde da Família. As pastas querem promover a vacinação de todo o calendário infantil dentro das escolas.
A iniciativa intensificará o acompanhamento da saúde dos alunos, possibilitando que a escola verifique, por exemplo, a falta de vacinas na caderneta dos alunos e agende um dia para regularizar isso. Os professores também farão parte do público-alvo prioritário para vacinação de H1N1.
“Isso tem repercussão direta na vida das crianças e jovens do Brasil. É fundamental que haja uma ação articulada entre Ministérios que atuam na área social. Não faz sentido que tenhamos jovens que necessitam do acesso à vacinação e que o acesso muitas vezes se verifique de forma distante da realidade das escolas – afirma o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Segundo o ministro da Saúde, os novos parâmetros para vacinação podem aumentar consideravelmente a cobertura entre adolescentes.
“Como a Unidade de Saúde vai até as escolas, vamos ampliar muito a cobertura e melhorar a eficiência do nosso Plano Nacional de Imunização” – diz Ricardo Barros.
A equipe escolar também deverá monitorar anualmente o Índice de Massa Corporal de crianças e adolescentes. Se for identificada obesidade, a criança será encaminhada para acompanhamento médico.