Indaiatuba comemora 184 anos

Cidade comemora o aniversário no dia 9 de dezembro

O Parque Ecológico é o mais importante parque urbano do município e a primeira etapa de sua extensão foi inaugurada em 1992
O Parque Ecológico é o mais importante parque urbano do município e a primeira etapa de sua extensão foi inaugurada em 1992

Para comemorar os 184 anos com grande satisfação, uma pequena comparação mostra o avanço da cidade. As últimas obras concluídas, as que estão em andamento e os novos projetos nos mostram uma perspectiva de desenvolvimento cons-
tante no município.
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento divulgou os dados do crescimento industrial e empregatício de 2014 e apontam que de janeiro a setembro o município ganhou 42 novas Indústrias em seu Polo Industrial, adquirindo um total de 864. Uma avaliação sobre os comércios também resulta em um número surpreendente, foram 439
novos comércios totalizando 4.614. Já o emprego, nessa mesma época teve uma variação de 0,78% com 32.574 admissões e 32.042 desligamentos ficando com o saldo positivo de 532 vagas.
Na Área da Saúde, Indaiatuba ganhou em sua lista de obras entregues, duas unidades. A UBS (Unidade Básica de Saúde) em Itaici e no Jardim João Pioli. O prédio possui 527,21m2 de área construída, contendo se-
te consultórios e salas de odontologia.
Na Educação, o município ganhou uma Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) no Jardim dos Colibris que teve suas obras concluí-
das em maio deste ano. São 14 salas de aula para atender aos moradores da região.
Em agosto, o Centro de Artes e Esportes Unificado também foi entregue. Em uma área de aproximadamente 7.000m2, o sistema de lazer foi dividido em dois blocos e possui uma quadra coberta. No primeiro bloco encontra-se a biblioteca, telecentro e cineteatro, já o segundo contém um Cras (Centro de Referência em Assistência Social), o local tem pista de caminhada, skate, playground, equipamentos de ginástica entre outros. Um grande investimento no Esporte e Lazer para os jovens indaiatubanos.
Com o crescente desenvolvimento do Distrito Industrial, foi construí-
do no Park Comercial de Indaiatuba o Terminal de Ônibus do Distrito Industrial. Uma grande obra que uniu parcerias para facilitar a vida do trabalhador indaiatubano.
Outro grande investimento que repercutiu em todo o Brasil, foi a conclusão da primeira fase da obra da pista do Velódromo. A nova pista cumpre todas as exigências da UCI (União de Ciclismo Internacional) e pode receber eventos internacionais da modalidade.
Além das obras já concluídas há algumas a todo vapor, como o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cecap – Vila Brigadeiro Faria Lima -, o Complexo Educacional do Parque das Nações e a Escola Estadual do Jardim Paulista, o Centro de Formação de Atletas de Alto Rendimento – segunda fase do Velódromo, a construção da piscina do Centro Esportivo do Trabalhador, entre outras.
Indaiatuba investe, acredita em mudanças e concretiza desafios. Em 2015 será um ano repleto de realizações.

Indaiatuba se torna a ‘Capital da Bicicleta’

Não é à toa que Indaiatuba ganhou o título de ‘Capital da Bicicleta’, uma pesquisa feita pela ACI (Associação dos Ciclistas de Indaiatuba) mostra que até o começo de 2014, o município contava com 130 mil bicicletas. O número surpreende por ter superado o de carros que circulam pela cidade – 94 mil.
Para a utilização de tantas bicicletas foi necessário que a cidade se adaptasse à demanda, pensando nisso, a Prefeitura inseriu 13km de ciclovias e 12km de ciclofaixas e já contém projeto para a inserção de mais 20km. Aliar saúde, lazer e cuidado com a natureza é prioridade para o Prefeito Reinaldo Nogueira que inclusive, já foi Campeão Nacional de Ciclismo em 1981.
Lembrando também do projeto EcoBike, que são postos espalhados pela cidade de empréstimos gratuitos de bicicletas. Com mais de 200 disponíveis para pedalar, até o começo de 2014 foram 12.850 cadastros e mais de 35 mil empréstimos. A intenção é facilitar o uso de bikes para a população, que podem utilizá-las como meio de transporte diariamente.
A paixão pela bike é tanta que Indaiatuba investiu R$ 1,3 milhão na construção de um Velódromo de nível Internacional. A ‘pista’ conta com 250 metros lineares e cumpre todas as exigências da UCI (União Ciclística Internacional). Capacitado para sediar qualquer tipo de evento relacionado ao esporte, na segunda parte da obra serão construídos uma arquibancada com capacidade para aproximadamente mil pessoas e o bloco das equipes, que incluirá dez boxes completos. Caso a pista do Rio de Janeiro não fique pronta para as Olimpíadas de 2016, Indaiatuba já tem a solução.