Imunização dos mais velhos

Male doctor giving an injection to a patientPNEUMONIA

Campanha é importante para prevenir a doença, que mata 1,6 milhão por ano

Dificilmente deixada de lado por pais e pediatras, a vacina contra a pneumonia pneumocócia é aplicada em mais de 90% dos bebês no primeiro ano de vida. Os adultos, porém, que levam as crianças para tomar a dose – na rede pública ou na particular – não se dão conta, ou não sabem, que a imunização pode reduzir à metade os casos da doença em adultos, que leva 1,6 milhão de pessoas à morte todos os anos, no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os pediatras estão acostumados a revisar a carteira de vacinação das crianças a cada consulta. Isso não acontece com médicos de adultos, que nem sempre recomendam esse tipo de prevenção – disse a infectologista María Luisa Ávila, ex-ministra de Saúde da Costa Rica”.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim), Isabella Ballalai, que também participou do evento, o principal problema é a valorização da enfermidade.

– Em geral, as vacinas são procuradas quando se têm “medo” da doença. Mas eles (população e médicos) muitas vezes não acreditam que seja um verdadeiro risco.

No Brasil, em 2015, os adultos com mais de 50 anos correspondiam a 45,7% dos quase 630 mil hospitalizados por pneumonia em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das crianças, a rede pública brasileira vacina adultos com mais de 60 anos, mas apenas os asilados ou acamados – ou seja, internados em asilos, casas de repouso e hospitais.

Texto: Danielle Abreu/todo extra | Foto: freepik