Folia liberada para as barrigudas

Grávidas que já passaram da 36ª semana não devem pular Carnaval

No país do Carnaval, quem gosta da folia não consegue se imaginar distante dela. Mesmo as grávidas estão liberadas para se divertir, desde que tomem certos cuidados. Apenas aquelas que já passaram da 36ª semana de gestação devem curtir a festa de casa, por causa da proximidade do nascimento do bebê, orienta o ginecologista e obstetra Maurício Luiz Peixoto Sobral.
“Brincar Carnaval é como fazer qualquer outro exercício. Não é contraindicado, mas são necessárias algumas precauções. Passar antes no obstetra para saber se há risco de parto prematuro é um cuidado básico”, diz o médico, do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.
Outra medida importante nos dias de folia é evitar pular – dançar à vontade pode. O impacto pode induzir o rompimento da bolsa e gerar dores, já que a musculatura fica mais sensível.
Segundo o ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, membro do corpo clínico do Hospital São Luiz, a elevação na quantidade de hormônios no corpo da gestante favorece a vasodilatação, o que predispõe ao inchaço de pés e pernas e também a quedas de pressão arterial. Consequentemente, há perigo de ocorrerem desmaios e falta do aporte sanguíneo adequado ao bebê para a chegada de nutrientes. Por isso, é melhor evitar caminhar por períodos longos sob o sol e ambientes pouco ventilados, que podem levar a algum mal-estar.

11---Carnaval